Bloco aponta contradições ao Governo sobre poluição na Pateira

1138
Pateira de Fermentelos.

No passado dia 25 de Julho, o Ministério do Ambiente e da Ação Climática respondeu ao Bloco de Esquerda sobre descargas poluentes na Pateira de Fermentelos, Requeixo e Carregal .

Recorde-se que o Bloco questionou o Governo do PS no dia 24 de abril de 2020.

Apesar da resposta ministerial não trazer novidades objetivas, há duas situações relatadas que levantaram dúvidas ao Bloco de Esquerda.

Primeiramente, o Ministério do Ambiente e da Ação Climática reporta que não exisitiram descargas poluentes diretamente na Pateira de Fermentelos, Requeixo e Carregal. A afirmação causa-nos estranheza, pois em 17 de junho de 2020, o presidente da Junta de Freguesia de Fermentelos partilhou uma publicação na rede social Facebook, onde identificava o presidente da União de Freguesias de Recardães e Espinhel, dando conta de que a GNR teria identificado “um responsável por, pelo menos, uma descarga que ocorreu na outra margem da Pateira”.

Por outro lado, o Governo advoga que o reforço da vigilância acontece em alturas específicas. No entanto, esse reforço não se faz sentir junto da população, tendo em conta os relatos desta. Também a frequência com que surgem denúncias públicas de episódios de poluição nos diferentes cursos de água da região, demonstra que o efeito dissuasor do policiamento reforçado não está a surtir os efeitos, previsivelmente, pretendidos.

O Bloco de Esquerda vai continuar a exigir maior envolvimento de todos os poderes públicos, tendo como objetivos a despoluição das zonas atingidas pela poluição e a maior consciencialização da sociedade para a necessidade extrema de preservar o património natural.

Os documentos podem ser lidos neste link https://www.parlamento.pt/ActividadeParlamentar/Paginas/DetalhePerguntaRequerimento.aspx?BID=116019

Bloco de Esquerda

Publicidade, Serviços & Donativos

Comercio 780