AveiroArte, meio século a divulgar as artes plásticas

1620
AveiroArte.

“Uma das mais antigas associações de artistas do país e com atividade contínua, sempre a expor”. Sérgio Azeredo, presidente do Círculo Experimental dos Artistas Plásticos de Aveiro – AveiroArte, destaca, assim, o legado de 50 anos a divulgar as artes.

A passagem de meio século sobre a data de fundação ficará assinalada com uma exposição coletiva no Museu de Santa Joana com mais de 70 artistas representados, com inauguração agendada para 11 de setembro, às 17:30.

Pinturas, esculturas e trabalhos em cerâmica de artistas associados, emprestados por familiares, de coleções privadas ou do espólio da coleção da AveiroArte.

“Assinalamos o aniversário com a esperança da associação conseguir renovar-se, temos de ter pessoas de faixas etárias mais baixas para prosseguir. Estaremos cá, mas temos de para dar o lugar para prosseguir a atividade”, refere Sérgio Azevedo.

O AveiroArte, com cerca de 300 sócios, dinamiza a galeria municipal dos Morgados da Pedricosa, onde tem feito mais de uma dezenas de exposições por ano.

O 50º aniversário será assinalado também com uma exposição bibliográfica que conta a história da associação e a entrega da distinção de sócios honários a Henrique Oliveira, Monika Streitová, André Santiago e Aurora Gaia.

Fundadores

O grupo Aveiro Arte foi formado em 1971 pelos artistas plásticos Arlindo Vicente, Cândido Teles, Carlos Coelho, David Cristo, Guerra de Abreu, Gaspar Albino, Vasco Branco, Artur Fino, Cândida do Rosário, Clara Meneres, Hélder Bandarra, Jaime Borges, Jeremias Bandarra, Jorge Trindade, José Augusto e José Penicheiro (mais informações).

Artigo relacionado

Aveiro Arte: Cinco fundadores, 50 anos depois

Publicidade, Serviços & Donativos

Para conhecer e ativar campanhas em NoticiasdeAveiro.pt, assim como conhecer / requisitar outros serviços e fazer donativos, utilize a nossa plataforma online.