“Aveiro Tech City” é a nova marca da cidade dos canais, agora também tecnológicos

3260
Techdays 2019.
Dreamweb 728×90 – Video I

“Aveiro Tech City” passa a ser “a nova assinatura e marca de comunicação” na construção das chamadas ‘cidades inteligentes’ (smart cities).

“É um compromisso mais forte, pretexto para nos encontramos e juntarmos competências, ambições e capacidades de resolver problemas, com mais qualidade e diferença”, explicou o presidente da Câmara local.

Ribau Esteves falava na abertura da quinta edição dos Techdays, que decorrem até domingo no recinto municipal de feiras e exposições, uma mostra do sector das Tecnologias da Informação, Comunicações e Eletrónica (TICE) a que se juntam outros clusters, nomeadamente o ‘habitat’ e o ‘mar’, tendo a Suécia como país convidado.

A apresentação da nova marca de Aveiro serviu de pretexto para a assinatura do protocolo de parceria que, segundo explicou o edil, irá “prosseguir o caminho” da construção da ‘cidade inteligente’, fazendo parte de “um ecossistema que existe, tem história e quer ter futuro”

Universidade de Aveiro, Altice Labs, Instituto de Telecomunicações, Inovaria, Bosch, Nokia, Navigator, Oli e Veolia são os subscritores “que se comprometem a crescer juntos na dimensão da nova assinatura” da cidade, enquanto “marca que agregue competências, numa aposta muito clara e diferenciadora do que somos como empresas, universidades e entidades geradoras de estruturas mais eficientes para tornar os cidadãos mais felizes”.

O projeto de smart cities de Aveiro está alavancado, em grande medida, no projeto Aveiro STEAM City, aprovado o ano passado, e que é financiado pela União Europeia, prevendo-se um investimento de 6,1 milhões de euros.

O Techdays de 2019 será “o primeiro evento em Portugal com cobertura 5G”. A disponibilidade tecnológica permitirá “a demonstração de alguns protótipos, graças ao trabalho conjunto” de parceiros do município, nomeadamente das empresas Altice Labs e Ericsson. A cidade de Aveiro pretende a afirmação como a primeira cidade 5G em Portugal e uma das primeiras no sul da Europa”.

Artigos relacionados

Suécia é o país convidado dos Techdays 2019

Aveiro: Techdays com cobertura 5G

Comissário Carlos Moedas no lançamento do “Aveiro STEAM City”

Publicidade, Serviços & Donativos