Aveiro: Sugestões para melhoria do trajeto ciclável

2377
Imagem Ciclaveiro.

A Ciclaveiro – Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta, sendo uma associação com o objetivo de promover a utilização da bicicleta na cidade, vem por este meio manifestar a sua posição relativamente ao percurso do Trajeto Ciclável entre a Universidade de Aveiro e a estação de comboios da CP em Aveiro.

Consideramos que a autarquia tem vindo a dar sinais positivos em relação à necessidade de identificação e criação de uma rede ciclável em Aveiro. Por isso reforçamos a nossa disponibilidade para colaborar nesta construção, pois defendemos que uma abordagem colaborativa terá uma maior eficácia ao auscultar os utilizadores, sendo estes os conhecedores da realidade da cidade e da utilização diária da bicicleta na cidade.

Se por um lado consideramos estes sinais como positivos, preocupa-nos a implementação de projetos como este do Trajeto Ciclável entre a UA e a CP, devido à escolha do traçado, às várias opções que têm sido feitas durante o percurso e revelando algumas decisões más em questões da mobilidade sustentável em bicicleta.

Desta forma a Ciclaveiro vem apresentar um conjunto de sugestões de melhorias com o objetivo de ainda conseguir melhorar o traçado e pequenos pontos de conflitos do trajeto identificados no terreno.

Reforçamos que esta opção de rota, que está a ser implementada, não foi e não é a opção defendida pela associação Ciclaveiro, como já manifestado por diversas vezes. Por outro lado, e tendo sido esta a opção da autarquia, consideramos que não foi seguido o ideal de alterar o espaço dedicado ao automóvel e da sua circulação, favorecendo e incentivando a circulação da bicicleta e procurando soluções substanciais de melhoria do espaço público urbano favorecendo o peão e a bicicleta.

Este documento teve origem num conjunto de preocupações manifestadas por vários associados, que ao verem a implementação no terreno, reconheceram várias situações que não oferecem segurança ao utilizador da bicicleta, o que deveria ser o objetivo prioritário deste percurso.

As sugestões aqui apresentadas vão no sentido de melhorar a qualidade do projeto original e o desenho das vias. Respeitando a opção do percurso, consideramos que o nosso contributo irá melhorar a segurança dos utilizadores e tornar esta ciclovia mais atrativa para o maior número de utilizadores.

Como associação que promoção da utilização da bicicleta, que defende a criação de melhores condições para a sua utilização na cidade, consideramos que é nosso dever manifestar as nossas preocupações e apresentar propostas de melhoria, com o único objetivo de criar condições seguras e de estímulo à utilização da bicicleta em Aveiro.

Continuar a ler conjunto de propostas Ciclaveiro

Ciclaveiro – Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta

Publicidade, Serviços & Donativos

Comercio 780