Aveiro: Simão Santana com caminho aberto para presidir ao PSD concelhio

1137
Comercio 780

Apenas uma lista formalizou a candidatura aos orgãos locais do PSD de Aveiro.

Simão Santana, adjunto do presidente da Câmara, será o novo presidente da concelhia durante os próximos dois anos, sucedendo a Vitor Martins que esgotou os seus dois mandatos seguidos permitidos pelos estatutos.

Os elementos integrantes da concelhia que termina funções afastaram-se do ato eleitoral que está agendado para esta sexta-feira, depois de um mandato marcado por grandes divergências com o presidente da Câmara, Ribau Esteves, nomeadamente no processo autárquico, do qual se desvincularam.

O prazo estatutário de apresentação de listas aos orgãos locais terminou esta terça-feira.

A lista A, que se apresenta sob o lema “Equipa para mudar”, tem uma derradeira “sessão de esclarecimento” agendada para esta quinta-feira à noite, no edifício ATLAS / Fernando Távora.

Artigo relacionado

Mudar o PSD concelhio de Aveiro

A nova equipa conta com Ribau Esteves, presidente da Câmara, e agora militante inscrito por Aveiro, na presidência do plenário. O edil avançou, mesmo quando está ativamente envolvido nas ‘lutas’ pela liderança nacional do PSD, ao ponto de se colocar como possível candidato à sucessão de Rui Rio.

Discurso direto

“O PSD de Aveiro não pode continuar a ter um dono, um presidente que não fala com Jornalistas, que não trabalha com os Militantes, que usa truques para se manter no poder, que faz oposição ao seu próprio Partido. (…). A Candidatura da Lista A que o Companheiro Simão Santana lidera para a Comissão Política de Secção e que eu tenho o gosto de liderar para a Mesa do Plenário de Militantes, é uma lufada de ar fresco, é uma aposta protagonizada pelo grupo de Militantes do PSD que trabalhou e ganhou com a Aliança com Aveiro as Eleições Autárquicas de 2021, tendo a Concelhia de Aveiro do PSD como o seu principal adversário.”– Ribau Esteves.

Artigo relacionado

Simão Santana assume candidatura ao PSD/Aveiro e apresenta Ribau Esteves para presidir ao plenário

Firmino Ferreira e Luís Souto ausentes

Nas anteriores eleições locais no PSD, Vitor Martins ‘segurou’ a presidência com mais 39 votos que a lista opositora liderada por Firmino Ferreira, que tinha ao seu lado grande parte dos apoiantes de Simão Santana no ato eleitoral de 2022. O autarca da Freguesia de Oliveirinha, desta vez, não surge sequer na candidatura, afirmando-se “empenhado no mandato autárquico e em projetos associativos e políticos futuros” que entendeu, nesta altura, revelar. Notada é também a ausência de Luís Souto, que foi candidato à presidência do plenário. O presidente da Assembleia Municipal não integra a lista de Simão Santana.

(em atualização)

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.