Aveiro: Requalificação da Avenida leva três meses de atraso

6981
Avenida Lourenço peixinho (Foto de Teresa Soares).

Na primeira semana de fevereiro, irá arrancar a ‘Fase 2’ da obra de requalificação da Avenida Dr. Lourenço Peixinho, informou hoje a Câmara de Aveiro, dando conta de um novo cronograma da empreitada com mais três meses de execução ‘no terreno’ em relação ao previsto.

Os trabalhos vão prosseguir na metade da via, do lado direito, sentido Pontes – Estação da CP’ (primeiro até ao cruzamento do antigo cinema Avenida e depois, logo que se inicie a circulação do trânsito automóvel na ‘Avenida-Praça’), até ao cruzamento com a Rua Dr. Alberto Souto.

Ao mesmo tempo, vão continuar em fase final de execução as ‘Fases ‘1 (Avenida-Praça entre a antiga Capitania e o antigo Banco de Portugal) e a ‘Fase 8’ (junto à Estação da CP), “perspetivando-se a sua finalização no início do mês de março de 2021”.

Segundo a edilidade, “em relação ao planeamento inicial, a obra leva um tempo de execução de mais quase três meses”, o que resulta de “condicionantes provocadas pela pandemia do Covid-19, condições climatéricas adversas em dezembro 2020 e janeiro de 2021 e algumas dificuldades ao nível da mão-de-obra e do fornecimento regular de alguns materiais”. Estas “justificações” são consideradas “devida e legalmente aceitáveis”.

Consultar cronograma da empreitada da Avenida atualizado

Embora possam surgir situações “mais imprevisíveis”, a Câmara, “neste momento”, considera que a empreitada possa ter a sua “conclusão” em fevereiro do próximo ano, com eventuais “ajustamentos futuros que tenhamos de assumir pela dinâmica da obra e da pandemia.”

A obra de requalificação urbana arrancou em final agosto passado, num investimento previsto de 4,2 milhões de euros e prazo de execução contratualizado de 16 meses.

Artigo relacionado

Aveiro: Arrancou a requalificação urbana da Avenida Dr. Lourenço Peixinho

‘Fase 2’

» Transplantar as 17 árvores existentes, para o Parque Aventura e para o Parque da Cidade / Parque dos Amores, e implementar alterações à circulação rodoviária, o que será devidamente sinalizado. Transplante de todas as árvores da Avenida com essa definição concretizado em fevereiro e março 2021.

» Em fevereiro, fica terminada a recolocação do Monumento aos Mortos da Grande Guerra / Soldado Desconhecido, numa operação delicada e que tem decorrido muito bem”, no qual foi depositado um novo documento evocativo pela Câmara.

Artigo relacionado

Aveiro: Monumento ao ‘soldado desconhecido’ guardava mensagem aos ‘vindouros’

Discurso direto

“A obra de requalificação urbana da Avenida Dr. Lourenço Peixinho, está em desenvolvimento desde o final de agosto de 2020, registando um bom exercício de execução e compatibilização com a vida da Avenida, reiterando por esta via o contributo e a compreensão de todos.”

Publicidade, Serviços & Donativos

Comercio 780