Covid-19: Generalizam-se medidas para conter propagação / CIRA agenda reunião extraordinária

4068
covid
Coranavírus Covid-19 (teste).
Comercio 780

As medidas para conter a propagação do surto do coronavírus Codiv-19, por indicação da Direção Geral da Saúde (DGS), estão a motivar a suspensão, em catadupa, de múltiplas atividades públicas na região de Aveiro, nomeadamente culturais e desportivas, para evitar a aglomeração de pessoas.

A Associação de Futebol de Aveiro (AFA) deu o pontapé de saída, suspendendo os seus campeonatos até 23 de março. Uma orientação que começou a ser seguida pelos clubes filiados com a suspensão da atividade.

A próxima jornada dos campeonatos da Liga de futebol profissional e do Campeonato de Portugal serão à porta fechada. O Beira-Mar receberá o Marinhense na próxima sexta-feira (18:30), estando anunciada a transmissão pelo Canal 11.

Já a Federação Potuguesa de Basquetebol determinou que os jogos de equipas dos escalões seniores sejam efetuados à porta fechada e as restantes competições suspensas.

Além do cancelamento de eventos, as autarquias da região estão a encerrar recintos desportivos públicos, nomeadamente piscinas, mas também bibliotecas, durante as próximas duas semanas.

Aguarda-se a comunicação de medidas escolares no mesmo sentido.

O conselho intermunicipal da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) agendou para esta quarta-feira, pelas 21:15, na sua sede, em Aveiro, uma reunião extraordinária para “análise conjunta da situação” nas 11 autarquias associadas.

A convocatória “teve em consideração”, para além de “um conjunto de preocupações partilhadas por vários presidentes de Câmara da CIRA”, o resultado das reuniões do conselho diretivo da Associação Nacional dos Municípios Portugueses (ANMP) e do conselho de ministros em formato reduzido realizadas hoje.

As autarquias pretende atuar também concertadamente, tendo em conta a reunião do Conselho Nacional de Saúde Pública agendada para esta quarta-feira.

“Com toda a atenção e rigor, sem alimentar medos, e com a devida articulação com outras entidades, sob a liderança do Governo e do Ministério da Saúde, a CIRA quer dar contributo para a boa gestão deste problema que a todos preocupa e que de todos tem de receber contributos para a sua boa resolução”, refere um comunicado divulgado esta tarde.

A Universidade de Aveiro (UA) divulgou uma nota durante a tarde que atualizou o seu plano de contingência.

O Conselho dos Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) rejeitou o encerramento generalizado das instituições, por não existirem “razões de saúde pública que justifiquem”, ficando a aguardar pelo resultado da reunião do Conselho Nacional de Saúde Pública que decorrerá na quarta-feira, segundo refere a Agência Lusa.

Na região de Aveiro, foi comunicada, ontem, a existência de um caso positivo. O doente esteve presente em espectáculos culturais na Gafanha da Nazaré (Ílhavo) e Albergaria-A-Velha.

Artigos relacionados

Coronavírus (Covid-19): Espectáculos de grande público com ordem de adiamento, alerta em Ílhavo

UA tem Plano de Prevenção e Atuação para o Coronavírus

Coronavírus COVID-19 / CHBV: Limitações a visitas hospitalares

Aveiro / Coronavírus ‘Covid – 19’: Autarquia atualiza plano de contingência da ‘Gripe A’

(em atualização)

Publicidade, Serviços & Donativos