Aveiro: Novas denúncias de descargas de esgotos

690
Descarga de esgotos não tratados, em Eixo e Eirol.
Dreamweb 728×90 – Video I

Continuam a correr descargas de uma conduta que transporta águas residuais domésticas não tratadas (esgotos) para uma vala hidráulica que tem ligação à linha de água que passa junto ao Parque da Balsa.

Um acontecimento, tratado como ocasional, está a tornar-se recorrente, com impactes negativos, e cada vez maiores no domínio hídrico, e com elevados incómodos para a população. A contaminação desta linha de água tem impacte direto na fruição desta zona de lazer, assim como contaminação de águas que são usadas para rega nos terrenos agrícolas circundantes.

A descarga está a ser efetuada numa vala hidráulica junto da ponte, logo após a passagem de nível na saída de Eixo no sentido Aveiro Águeda. Junto da ponte da Balsa pode verificar-se a existência de esgoto (verificável pelo odor e presença de dejetos na água), constatando-se também já a existência de peixes mortos na área.

A Junta de Freguesia de Eixo e Eirol voltou a reportar o caso às entidades fiscalizadoras.

Esta semana, há também relatos de descargas noutras zonas do Município, nomeadamente na zona da Forca.

Fazemos um apelo à resolução desta situação, sob pena de danos permanentes ao património natural do concelho, contaminação das águas, pondo em risco a segurança do seu uso, para além dos óbvios incómodos à população.

A entrega da exploração, por concessão, a uma empresa, responsabiliza-nos a todos, e de maneira particular à Câmara, quer na monitorização, quer na resolução do problema, e na ação em prol da proteção do seu património natural e da saúde da sua população.

PS concelhio de Aveiro

Artigo relacionado

Águas do Centro Litoral confirma descargas de emergência de esgotos em Eixo

Publicidade, Serviços & Donativos