Prisão efetiva para homem que batia na mãe para comprar droga

1661
Tribunal de Aveiro.

Um homem de 38 anos residente na freguesia de Arada, concelho de Ovar que batia na mãe, septuagenária, para a forçar a dar dinheiro destinado a comprar droga, foi hoje condenado a 4 anos 3 meses em cúmulo jurídico, pena efetiva.

Os factos ocorreram quando o arguido beneficiava liberdade condicional devido a uma primeira condenação por factos similares. Atualmente, encontra-se a cumprir tempo de cadeia por outros processos.

Apesar de ter assumido em tribunal, parcialmente, as agressões físicas e psicológicas ocorridas em 2020 na casa da mãe, à data com 73 anos, reconhecendo que pedia dinheiro para satisfazer o vício da droga, o homem “suavizou” a versão dos episódios violentos que .

A condenação de 4 anos e 3 meses resulta das penas parciais de 3 anos e meio por violência doméstica e dois anos por resistência e coação, neste caso numa situação em que agrediu e injuriou uma patrulha da GNR chamada em socorro da vítima.

O homem, que tem um vasto cadastro sobretudo por assaltos, mas também posse de arma, ficou proibido de contactar a mãe no período da pena, nem se poderá aproximar dela a menos de 200 metros se tiver alguma saída precária. O tribunal fixou ainda o pagamento de uma compensação de 1500 euros.

“Beneficiou de várias penas suspensas e não logrou aproveitar”, lamentou a juíza presidente a justificar a aplicação de pena efetiva.

O acórdão dá como pravados grande partes dos factos imputados, que dizem respeito a maus tratos físicos e psicológicos em desrespeito pela especial fragilidade da progenitora, causando-lhe dores e receios.

O arguido, em certos dias, exigia mais de uma vez às dezenas de euros. Quando a progenitora dizia não ter dinheiro, o filho reagia com grande exaltação, apertando-lhe o pescoço ou ameaçando bater-lhe. Por vezes, exigia dinheiro também aos vizinhos sob ameaças.

Publicidade, Serviços & Donativos