Aveiro: ‘Cultura Perto de Si’ leva ópera cómica a São Bernardo

495
Imagem divulgada em plateiaprotagonista.pt.
Dreamweb 728×90 – Video I

“Ri-te como Jacques e serás feliz” sobe ao palco do auditório da Sociedade Musical Santa Cecília em mais um espetáculo do ciclo ‘Cultura Perto de Si’ que percorre as freguesias do concelho de Aveiro.

Partindo da celebração dos 200 anos do nascimento do compositor francês Jacques Offenbach, a Plateia Protagonista e o trio À la Joie! prestam homenagem a um dos grandes vultos da ópera cómica. Neste concerto encenado é proposto ao público um grande desafio – viajar pela música como Offenbach viajou pela vida: a rir, rindo-se de si mesmo, rindo-se dos e com os outros. A sua obra mostra-nos um mundo musical, literário e artístico que influenciou inúmeros compositores – alguns dos quais serão convidados a juntar-se a esta folia. É em Offenbach que encontramos os clássicos e eternos amantes Orfeu e Eurídice agora enfadados e aborrecidos por se verem confinados a uma longa vivência em casal. A mitologia grega e romana e alguns dos seus carismáticos episódios são acompanhados pelo tom solene de uma castradora opinião pública que tenta manter a ordem entre Deuses erráticos e Mortais caprichosos.  Aqui o riso é livre e a seriedade não se confunde com profundidade: a Ópera é para todos e tratamo-la por tu.

Conceito e direção artística da Plateia Protagonista / À la Joie! com encenação de Paulo Lapa. Intérpretes: Marina Pacheco (soprano); Paulo Lapa (tenor); Tiago Matos (barítono); Pedro Costa (piano).

Dia 22 de outubro.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito.

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.