Avançam as obras de requalificação viária no centro de Estarreja

306
Centro de Estarreja.

A obra de requalificação das Ruas Dr. José Justiniano e Dr. Dionísio de Moura, no centro da cidade de Estarreja, vai para o ‘terreno’, informou a autarquia. Um investimento municipal de 527.837 euros com prazo de execução de 12 meses.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

A intervenção foi projetada com o objetivo “de melhorar as condições de acessibilidade e de segurança para todos os utentes das vias, incrementando-se uma considerável melhoria para a qualidade de vida da população.”

Segundo informa a autarquia, a obra de requalificação vai ter início na próxima semana e implicará o corte de trânsito nas duas ruas.

As Ruas Dr. José Justiniano e Dr. Dionísio de Moura situam-se a sul do centro urbano da cidade de Estarreja, fazendo a ligação da Rua Dr. Manuel Andrade (E.N. 109) com a Avenida Visconde de Salreu, onde se localiza a Estação da CP. Neste percurso, está situada uma empresa de transporte de mercadorias e o equipamento municipal ‘Fábrica da História – Arroz’.

A empreitada insere-se “num projeto global de revitalização e regeneração urbanístic”a do centro da cidade, em linha com outras ações e medidas municipais, como o projeto de execução da requalificação do centro da cidade, a construção em curso da Rua Dr. Manuel Figueiredo, junto ao Cine-Teatro de Estarreja, a empreitada de beneficiação do Parque Municipal do Antuã em curso, bem como a conclusão do projeto da Variante Poente à Cidade.

» Abrangendo uma extensão de 615 metros, a empreitada vai dotar os arruamentos de infraestruturas (rede de drenagem de águas pluviais, rede de abastecimento de gás, rede de baixa tensão e iluminação pública e de infraestruturas de telecomunicações), ordenar o trânsito e assegurar a segurança viária e pedonal destas ruas.

» A plataforma existente será alargada em algumas zonas e serão criados percursos pedonais, prevendo-se a construção de duas plataformas elevadas, uma junto à Fábrica da História e outra no entroncamento da Rua Dr. Dionísio de Moura com a Avenida Visconde de Salreu, que farão a ligação entre os passeios pedonais.

» Os trabalhos implicarão uma série de condicionamentos com impacto nas vias e no estacionamento automóvel junto à Estação da CP. Serão cortadas as duas vias à circulação automóvel, fazendo-se o desvio de trânsito pela EN 109 e Avenida Visconde de Salreu. Relativamente ao parque de estacionamento da CP, a fechar em breve, a Câmara irá disponibilizar, em alternativa, um local para esse fim junto ao Pavilhão dos Curtumes, na Rua do Esteiro.

Discurso direto

“A requalificação destas ruas vem dar vida e aumentar a qualidade urbana na zona poente da cidade. As obras de requalificação, a presença da Fábrica da História e ainda outros edifícios públicos que ali serão construídos, serão um claro convite para o investimento imobiliário” – Diamantino Sabina, presidente da Câmara de Estarreja.

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.