As tendências da inteligência artificial no entretenimento

505
Fonte da imagem: https://www.cetax.com.br
Comercio 780

A inteligência artificial sempre foi representada como um dos maiores avanços tecnológicos possíveis da humanidade para o futuro.

Desde os filmes de ficção mais conhecidos, como O Exterminador Implacável ou o clássico Regresso ao Futuro, muitas foram as previsões do que realmente seriam as capacidades e tecnologias que fariam parte do futuro. Com os avanços atuais, observamos as principais tendências que têm marcado o entretenimento da atualidade e como estas têm transformado certos segmentos.

Experiência de utilizador personalizada

A experiência personalizada permite que um produto ou serviço se encaixe perfeitamente na rotina e uso de cada utilizador. Através da interface personalizada, é possível proporcionar uma utilização nativa e fluida enquanto o utilizador reage à plataforma de modo natural. O mecanismo atual de recomendação de conteúdos é o melhor exemplo da aplicação de inteligência artificial encontrado em todo o tipo de segmentos no entretenimento. 

Plataformas de streaming como a Netflix, Disney+, Prime ou o HBO apresentam recomendações aos espectadores consoante as suas preferências de visualização. As recomendações de conteúdo visam manter o utilizador interessado na oferta da plataforma. As redes sociais são outro exemplo onde a qualidade das recomendações consegue influenciar o consumo e comportamento do utilizador. 

Otimização multiplataforma

Numa altura em que os utilizadores possuem múltiplos equipamentos, a otimização multiplataforma é essencial para assegurar que o conteúdo é apresentado por inteiro em qualquer um deles. Por exemplo, uma plataforma de apostas moderna consegue apresentar menus interativos, possibilitando as mesmas opções e mercados de aposta em todos os equipamentos, desde o computador até ao telemóvel. Especialmente neste segmento, os múltiplos painéis de conteúdo com informação ou estatísticas em tempo real são importantes aos utilizadores.

Atualmente existe um foco maior em desenvolver e testar as plataformas nos equipamentos portáteis devido a ser o tipo de equipamento onde os utilizadores passam a maior parte do tempo. Assim, a resolução multiplataforma é considerada uma regra para o desenvolvimento de plataformas modernas em várias indústrias.

https://unsplash.com

Experiência de jogo imersiva

O segmento dos videojogos apresenta-se no entretenimento como o meio que mais se desenvolve. A capacidade de combinar diversas tecnologias avançadas tem permitido aos jogadores e espectadores experiências de jogo cada vez mais imersivas. Essa interação tem sido motivada pela introdução da realidade virtual, realidade aumentada e, recentemente, a sua combinação, o metaverso.

O desenvolvimento de ambientes virtuais veio capacitar formas diferentes de aceder ao conteúdo através de novas experiências: a imersão tátil, que permite interagir com um equipamento através do tacto; a visão imersiva, que utiliza os ambientes virtuais; e a imersão narrativa, que utiliza experiências audíveis. A combinação destas experiências tem sido o grande desafio para lançar produtos inovadores e interativos a jogadores, espectadores e entusiastas do entretenimento.

Criação de conteúdo de inteligência artificial

A criação de conteúdo de inteligência artificial é provavelmente um dos maiores avanços observados em termos de tecnologia avançada. As ferramentas de inteligência artificial que desenvolvem conteúdo artístico estão a tornar-se cada vez mais sofisticadas, executando produções elaboradas e complexas. O crescente número de ferramentas e a qualidade dos resultados têm levantado vários debates sobre o seu uso em escala a favor e contra. 

A qualidade dos algoritmos inteligentes e personalizados é hoje um dos maiores desafios para as plataformas de serviços de entretenimento. As tendências de equipamentos móveis colocaram a otimização de conteúdo multiplataforma como um requisito obrigatório no desenvolvimento de plataformas que procuram oferecer experiências mais imersivas e completas. A criação de conteúdo de inteligência artificial promete revolucionar todo o conceito de entretenimento como o conhecemos hoje.

Publicidade, serviços e donativos

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços em NotíciasdeAveiro.pt.

Aceder a plataforma online.

O Notícias de Aveiro tem canais próprios para informação não jornalística como é o caso deste artigo »» ler estatuto editorial.

Comercio 780