Artesã textil aveirense ensina mulheres rurais em Espanha

1219
Artesã textil portuguesa Estela Ribeir.
Dreamweb 728×90 – Video I

A artesã textil aveirense Estela Ribeiro orientou um workshop sobre tingimento de lã, em San Nicolás del Puerto, Sevilha, que serviu para comemorar o Dia Internacional da Mulher Rural’.

O convite partiu da Fundação Três Culturas através do seu projeto europeu INTREPIDA plus, apoiado pelo programa INTERREG.

O workshop de tingimento de lã com tintas naturais teve lugar na localidade de San Nicolás del Puerto, onde ainda existem rebanhos de ovelhas que um grupo de mulheres utiliza par artesanato têxtil.

Estela Ribeiro lidera o projeto ‘Ovelha Mãe’ que fomenta o uso da lã na tecelagem. Todas as suas peças são feitas à mão, a partir da lã do pequeno rebanho de ovelhas que possui nos arredores de Aveiro.

“O tingimento é feito com pigmentos naturais obtidos de plantas do campo onde vive ou de outras zonas próximas, respeitando integralmente o ambiente natural e evitando qualquer impacto no meio ambiente”, refere uma nota de imprensa.

O projecto INTREPIDA plus (Internacionalização de Mulheres Empreendedoras de Espanha e Portugal para a Integração, o Desenvolvimento e as Alianças) tem uma vasta programação para o mês de outubro, com destaque para a realização de um encontro de empresárias portuguesas em Sevilha nos próximos dias 21 e 22.

» O Dia Mundial da Mulher Rural é uma data marcada pelas Nações Unidas desde 2007 para reconhecer o papel decisivo da mulher no desenvolvimento, na segurança alimentar e na erradicação da pobreza, assim como no desenvolvimento das comunidades rurais em que se inserem.

Mais informação no site www.tresculturas.org/intrepida

Artigo relacionado

‘Ovelha Mãe’ integra representação portuguesa na mostra internacional de moda de Sevilha

Publicidade, Serviços & Donativos

Comercio 780