Apreensão de seis toneladas de pescado subdimensionado em barcos fiscalizados na lota

679
Docapesca, Ílhavo.

A Unidade de Controlo Costeiro da GNR apreendeu cerca de seis toneladas de pescado subdimensionado durante uma ação de fiscalização realizada na passada quinta-feira na freguesia da Gafanha da Nazaré, concelho de Ílhavo.

Os guardas abordaram uma embarcação de pesca, verificando que tinha excedido o limite diário de captura de sardinha. Numa outra, detetaram lula e polvo subdimensionados, assim como atum rabilho esviscerado transformado a bordo, o que constitui uma prática não licenciada.

No total, a GNR apreendeu 5.926 quilos de sardinha, 65 quilos de atum rabilho, 78 quilos de lula e 14 quilos de polvo vulgar subdimensionados.

N altura foram, ainda, identificados os mestres das embarcações e elaborados os respetivos autos de contraordenação. Os armadores incorrem em coimas que podem ascender aos 75 mil euros.

O pescado apreendido foi sujeito a inspeção sanitária, tendo a sardinha e o atum rabilho sido considerados impróprios para consumo e as restantes espécies doadas a instituições de solidariedade social.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.