Anúncio da cidade Capital Europeia da Cultura 2027 em contagem decrescente

1266
Aveiro, Candidatura da Capital Europeia da Cultura.
Dreamweb 728×90 – Video I

A cidade portuguesa que será Capital Europeia da Cultura em 2027 vai ser conhecida esta quarta-feira, a partir das 16:00, em conferência de imprensa a realizar no Centro Cultural de Belém (CCB) com transmissão online.

Além de Aveiro, passaram à fase final da competição as cidades de Braga, Évora e Ponta Delgada.

A vencedora irá ser CEC dentro de cinco anos a par de Liepaja (Letónia).

O anúncio da cidade escolhida será feito na presença do Ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, da Representante da Comissão Europeia em Portugal, Sofia Moreira de Sousa, e da presidente do júri, Beatriz Garcia, bem como de representantes das cidades concorrentes.

Um comunicado do Ministério da Cultura lembra que é o culminar de um processo iniciado em 2019, que deu origem à apresentação de candidaturas de 12 cidades. Na sequência da pré-seleção concluída em março deste ano, a lista inicial foi reduzida a quatro candidaturas, de entre as quais sairá agora a cidade vencedora: Aveiro, Braga, Évora ou Ponta Delgada.

Na última semana realizaram-se visitas técnicas a cada uma das cidades em processo de seleção e já em Lisboa têm decorrido, dias 5 e 6, as audiências finais com as delegações das quatro finalistas.

Na conferência de imprensa, após o anúncio ser feito pela presidente do júri, tomará a palavra o representante da cidade eleita.

A decisão está a cargo de um painel de jurados composto por 11 especialistas, designados por instituições europeias e pelo Ministério da Cultura português: Else Christensen-Redzepovic e Jorge Cerveira Pinto (Parlamento Europeu), Marilyn Gaughan Reddan, Goda Giedraityte e Rossella Tarantino (Conselho Europeu), Jelle Burggraaff, Beatriz Garcia e Hrvoje Laurenta (Comissão Europeia), Anne Karjalainen (Comité das Regiões), João Seixas e Suzana Faro (Ministério da Cultura português).

A conferência de imprensa será transmitida por streaming no canal de YouTube do Cultura Portugal.

Artigo relacionado

“Estamos prontos para ser Capital Europeia da Cultura em 2027” – Ribau Esteves

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.