Anadia: Protocolos para a vigilância móvel nas manchas florestais

977
Assinatura de protocolo para a vigilância florestal, Anadia.

O Município de Anadia procedeu, no passado dia 26 de junho, à assinatura do protocolo de colaboração com quatro associações das Freguesias de Avelãs de Cima, Moita e Vila Nova de Monsarros que irão assegurar, a partir do dia 1 de julho, a vigilância móvel nas manchas florestais a nascente do concelho.

De acordo com o protocolo, o Município irá atribuir uma verba de 14 mil euros a cada uma das associações – Associação Cultural e Recreativa de Algeriz, Associação de Apoio Florestal e Ambiental de Avelãs de Cima, Associação de Proteção Florestal do Corgo, Pardieiro, Boialvo, Mata, Figueira e Candieira e a Associação de Voluntários de Ferreiros – para a realização da vigilância.

O valor atribuído às associações tem como objetivo compensar os encargos inerentes à vigilância, nomeadamente seguros, combustíveis entre outras despesas.
Vão ser criadas oito equipas, de dois vigilantes, que irão exercer as ações de vigilância móvel, entre as 8h00 e as 24h00, ao longo de três meses, até 30 de setembro. Para além do apoio financeiro, o Município disponibiliza ainda as viaturas motorizadas, comunicações, equipamento de identificação e proteção individual e outro tipo de equipamentos de apoio para a boa execução da vigilância.

A vigilância móvel visa detetar eventuais focos de incêndio que possam vir a provocar incêndios de grandes dimensões, cujas consequências poderão afigurar-se catastróficas, à semelhança do que aconteceu em anos anteriores. Pretende-se com esta ação proteger a mancha florestal do concelho com grande expressão na economia local.

A ação de vigilância será efetuada em coordenação com a Guarda Nacional Republicana (GNR) e com os Bombeiros Voluntários de Anadia.

Para além da colaboração destas associações, o Município conta ainda com o apoio de uma equipa de sapadores, que lhe foi atribuída por candidatura, da Associação Florestal do Baixo Vouga (AFBV) que irá complementar a vigilância no concelho em articulação com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS).

Publicidade, Serviços & Donativos