Verão / São Jacinto: Passadiço renovado e Festival das Dunas em “patamar muito mais alto”

2571
Hastear da Bandeira Azul, São Jacinto.

A praia de São Jacinto, única do concelho de Aveiro, passou a dispor de um passadiço renovado de acesso ao mar, financiado totalmente pela autarquia. A entrega do melhoramento assinalou o hastear da Bandeira Azul de 2019, este sábado de manhã.

“O que existia estava no final da sua vida útil, era tempo de construir um novo feito pela Câmara. Custou 70 mil euros e é mais extenso, até porque é a única praia do país que cresce na sua dimensão de areal”, explicou o presidente da edilidade.

Segundo Ribau Esteves, a Câmara “cuida diária e permanentemente” da praia de São Jacinto para assegurar a Bandeira Azul numa fase de transição da gestão da Agência Portuguesa de Ambiente para a Câmara no âmbito do processo de descentralização.

O edil destacou atividades que estão a dar visibilidade à zona balnear. No plano desportivo, apontou o desempenho da equipa de futebol de praia de São Jacinto.

Relevou ainda a entrada em atividade de uma campanha de xávega que chegou de Ovar, uma “tradição que fazemos muito para a manter”, sublinhou Ribau Esteves.

Sobre o novo cais dos pescadores, adiantou que “finalmente a obra a correr bem” depois de algumas “dificuldades em colocar estacas” que encontraram pedras nos fundos. “Se não aparecer nenhum percalço, no final de julho estará pronto”, disse, adiantando que a Câmara vai iniciar nos próximos dias a atribuição aos pescadores locais e a outros interessados a título precário. Um investimento de 400 mil euros.

Câmara duplica investimento no Festival de São Jacinto

O Festival Dunas de São Jacinto regressa de 23 a 25 de agosto com a terceira edição a ser projetada “para um patamar muito mais alto”, para se tornar “uma referência do município e região, numa lógica de oferta complementar e positiva ao nível do município e da região”, adiantou Ribau Esteves destacando a “música, atividades para conhecer melhor os valores ambientais e espetáculos únicos de grande qualidade” numa “aposta muito forte em São Jacinto” que valoriza o ambiente e cultura. 170 mil euros de investimento, “a uma escala bem diferente, um pouco mais do dobro” do que tem acontecido “para crescer em edições próximas”.

“Faz de São Jacinto a tua praia” é o slogan para 2019 que tem no cartaz 18 espetáculos musicais em dois palcos, seis atividades recreativas e quatro náuticas distribuídos por diferentes espaços como a antiga base (R10), o molhe norte, a marginal ou centro de alto rendimento de Surf.

São Jacinto reberá teatro de rua e um espetáculo diário à meia noite, tendo como cenário a baía, com acrobacias alimentadas pela água, num cenário de lazer e som ao estilo do Aquamatrix da Expo 98.

Serão apresentados os ‘Patrulheiros de costa’, circuitos de bicicleta e desporto de praia (surf, futebol e andebol, entre outros), bem como o ‘Cruzeiro da Ria’.

Mais info no Facebook do Festival Duas de São Jacinto

Publicidade, Serviços & Donativos