Albergaria-A-Velha: Criação da ‘Rota dos Moinhos do Caima’ alvo de candidatura

1254
Moinhos da Freirôa (Rio Caima).
Dreamweb 728×90 – Video I

O município de Albergaria-A-Velha tem um novo projeto de salvaguarda e dinamização do seu património molinológico, que será acompanhado de medidas de revitalização e preservação ambiental da mancha florestal abrangida.

O executivo camarário aprovou, recentemente, um protocolo de cooperação para criar a ‘Rota dos Moinhos do Caima’.

Uma iniciativa que envolve a associação Bioliving, que vem mantendo, desde há alguns anos a esta parte, atividades lúdicas e de sensibilização localmente.

Autarquia e biólogos apresentaram uma candidatura em parceria ao Programa Transformar Turismo para beneficiar de apoios disponibilizados no âmbito da ‘Linha Regenerar Territórios – Incêndios 2022’.

O projeto ‘Rota dos Moinhos do Caima’ prevê criar um trilho pedestre “seguro e acessível a todos” ao longo de aproximadamente 6,5 quilómetros, que acompanha o rio Caima, promovendo a limpeza de uma área, que está, atualmente, ao abandono e a reflorestação com recurso a árvores autóctones de um hectare de terreno.

A autarquia espera que as melhorias para acesso e fruição da zona possam contribuir “decisivamente para a estrutura, qualificação e diversificação da oferta turística, contribuindo para o aumento da atratividade e notoriedade do território”, ajudando, também, a atenuar as consequências dos incêndios do verão passado.

O projeto irá ser complementar a outros percursos já existentes no concelho ou mesmo intermunicipais.

Artigos relacionados

‘Rota dos Moinhos de Portugal’ nasceu em Albergaria-A-Velha

Albergaria-A-Velha: Requalificação do açude e da levada dos Moinhos da Freirôa

Rota dos Moinhos de Albergaria-a-Velha celebra oito anos

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.

Comercio 780