Albergaria-A-Velha: Requalificação do açude e da levada dos Moinhos da Freirôa

1767
Moinhos da Freirôa. (albergaria-A-Velha) https://mapio.net/pic/p-84079425/

A Junta de Freguesia de Branca, em Albergaria-A-Velha, tem a marcha empreitada para a requalificação do açude e da levada dos Moinhos da Freirôa.

O preço contratual é de 108.871 euros, tendo como prazo de execução previsto 120 dias.

Os primeiros trabalhos decorreram durante o Verão passado, no âmbito de uma candidatura aprovada pelo ‘PDR2020 – Renovação de Aldeias’, com apoio da Câmara local.

“Este projeto é de grande importância para a freguesia, uma vez que contribui para valorização do património molinológico do concelho, possibilitando que os moinhos da Freirôa possam voltar a funcionar e serem apreciados por quem os pretenda visitar”, explicou a Junta de Freguesia.

O núcleo de moinhos da Freirôa, faz parte da Rota dos Moinhos de Albergaria-a-Velha, e para além de ser um dos de maiores dimensões, é considerado, também, um dos mais antigos.

No “auge da sua atividade” tinha 14 casais de mós distribuídos por várias casas de moinho e anexos para  arrecadações e currais. Tanto guardavam os sacos de grão ou de farinha como abrigavam os animais usados como meio de transporte dos moleiros.

Artigo relacionado

Rota dos Moinhos – Moinhos da Freirôa

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.