‘Rota dos Moinhos de Portugal’ nasceu em Albergaria-A-Velha

1149
Encontro fundador da 'Rota dos Moinhos de Portugal'.

Albergaria-A-Velha assistiu, esta quinta-feira, à criação da rede nacional ‘Rota dos Moinhos de Portugal’. Além do município local, são sócios fundadores os concelhos de Águeda, Nelas, Sever do Vouga e Vagos.

A sessão teve lugar nos Paços do Município de Albergaria-a-Velha, a entidade líder do projeto que vai implicar, numa primeira fase, um investimento de 269 mil euros, 90% dos quais financiados pelo Turismo de Portugal.

Segundo um comunicado, a ‘Rota dos Moinhos de Portugal’ propõe-se “trabalhar os moinhos e os elementos a si associados como um produto turístico, com as ações a incidir inicialmente nos cinco municípios fundadores do projeto, mas com a ambição de integrar outros municípios e entidades que têm como objetivo a preservação e a promoção do património molinológico nacional.”

os municípios de Albergaria-a-Velha, Águeda, Nelas, Sever do Vouga e Vagos existem, atualmente, 34 moinhos visitáveis, bem como vários programas de experiências (oficinas de confeção de pão, desportos radicais, visitas encenadas, trilhos, eventos temáticos) e percursos de visitação que “podem ser melhor estruturados e potenciados numa lógica de trabalho em rede”.

A rede pretende “estruturar e centralizar a oferta existente que permita aos turistas visitar os destinos de forma informada, usufruindo de um ecossistema que lhes permita viver a experiência na sua plenitude”.

» “Com um produto turístico inclusivo e acessível, prevê-se capacitar os territórios, valorizar as comunidades locais e os seus saberes, atraindo assim mais fluxos de visitantes. Com mais turistas a circular numa rota abrangente, unida pelo seu património molinológico, é possível aumentar a estadia, o número de dormidas e consequentemente as receitas dos agentes turísticos, enquanto se preserva um património único”;

» Até ao final de 2024, a Rota dos Moinhos de Portugal vai implementar as seguintes ações: criar e definir o referencial de qualidade e os critérios para a adesão à Rota dos Moinhos; capacitar os aderentes e agentes económicos; desenvolver e estruturar programas de visitação e experiências; criar a identidade gráfica, materiais comunicacionais e sinalética; e desenvolver ações de promoção e comunicação.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.