Águeda renova sistema de bicicletas elétricas de uso partilhado

1779
Projeto 'be Ágeuda'.
Comercio 780

O sistema municipal de bicicletas elétricas de uso partilhado de Águeda, designado “beÁgueda”, tem “um novo conceito e imagem renovada”. Novos parques disponíveis.

A fase de teste funcionará de forma gratuita até 15 de março, informa a edilidade local que criou quatro novos parques localizados no Posto de Turismo, no Paços de Concelho, na Biblioteca Municipal Manuel Alegre e na Escola Secundária Adolfo Portela/GNR.

A Câmara lembra que “a opção pela utilização de meios de mobilidade suave é uma preocupação” municipal , apostando “em dinâmicas pedagógicas para um uso consciente dos recursos e em políticas que promovam meios de locomoção amigos do ambiente.”

Depois de uma paragem para reformulação do conceito, incluindo a melhoria tecnológica, as bicicletas estão de regresso.

O projeto remonta há dez anos, com “alguns percalços externos à vontade do município, que condicionaram” a atividade.

Além de novos parques parques e bicicletas disponíveis, foi implementada uma solução tecnológica para gestão do sistema de utilização.

Para além do cartão de utilizador, que permite retirar as bicicletas do parque, a nova aplicação (app beÁgueda), “permite um uso mais independente, uma vez que, através do telemóvel, o utilizador tem acesso a toda a informação dos parques e bicicletas disponíveis”.
.
Estão disponíveis 20 bicicletas nos quatro parques, “sendo que é objetivo da autarquia alargar o conceito, numa segunda fase, a outras freguesias.

Após esta fase em que a utilização das beÁgueda é gratuita, os utilizadores terão de revalidar a sua inscrição num dos referidos serviços e efetuar o pagamento correspondente à modalidade de utilização pretendida. O cartão funciona como um passe que pode ser anual (24 euros), mensal (oito euros) ou diário (dois euros).

Cada utilização decorre por um período máximo seguido de uma hora, devendo o utilizador, obrigatoriamente, devolver a bicicleta a um dos parques dentro deste período, disponibilizando-a, assim, a qualquer outra pessoa.

Publicidade, Serviços & Donativos

Comercio 780