Águeda entra no ‘Top 100 dos Destinos Sustentáveis do Mundo’

2578
'Top 100 dos Destinos Sustentáveis do Mundo 2018'
Comercio 780

O presidente da Câmara de Águeda, Jorge Almeida, recebeu a 27 de setembro, Dia Mundial do Turismo, o certificado que coloca o concelho no ‘Top 100 dos Destinos Sustentáveis do Mundo 2018’.

Segundo uma nota de imprensa, a cerimónia decorreu em Nijmegen, na Holanda.

“Em Águeda, entendemos que é no mundo e entre os melhores que nos temos que afirmar. Estar nesta lista comprova o trabalho que o município tem desenvolvido para a inovação no turismo responsável e sustentável”, refere o presidente da autarquia.

De acordo com a Câmara de Águeda, para chegar ao ‘Top 100’ os concorrentes tiveram de fornecer informações abrangentes sob o seu destino e o esforço para se tornarem mais sustentáveis, para o benefício dos visitantes, das comunidades locais e do mundo.

Os destinos tiveram ainda que esclarecer as iniciativas colocadas em prática para cumprir os 30 critérios principais do ‘Padrão de Destinos Verdes’. Uma centena de critérios que são reconhecidos pelo Conselho Global de Turismo Sustentável (GSTC).

No período das candidaturas (até julho de 2018), entraram 120 propostas de 40 países.

As candidaturas foram avaliadas pela equipa e membros do Comité Internacional do Top 100 (Sustainable Top 100 Team e Top 100 International Committee), que inclui mais de 60 especialistas em sustentabilidade.

“Sermos escolhidos por especialistas na matéria como um dos 100 melhores destinos sustentáveis é o reconhecimento do trabalho conjunto de todos os colaboradores do município e munícipes que cada vez mais, percebem as vantagens do investimento realizado ao longo destes últimos anos”, refere, por sua vez, Edson Santos, vice-presidente do município e vereador do pelouro do Turismo.

Consultar referência à candidatura de Águeda aqui.

 

Comercio 780