Afonso Miranda anuncia ‘fim de ciclo’ no Beira-Mar

667
Afonso Miranda.

Apesar de fazer “um balanço francamente positivo” do mandato, ter equipa e um projeto para avançar, Afonso Miranda decidiu não ser recandidato ao segundo mandato nas eleições para os novos orgãos sociais do SC Beira-Mar para o próximo triénio, que estão agendadas para 20 de abril, invocando razões pessoais.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

Nuno Quintaneiro Martins, candidato já assumido, tem, assim, o ‘caminho aberto’ para tornar-se presidente do clube.

Artigo relacionado

Nuno Quintaneiro Martins lidera lista candidata à presidência do SC Beira-Mar

O ainda ‘timoneiro’ do Beira-Mar invoca razões familiares para afastar a recandidatura, pondo de parte, também, o convite endereço pelo atual diretor da Academia para ser o seu candidato à mesa da Assembleia Geral, embora pondere participar no Conselho Beiramarense (orgão de consulta e aconselhamento da direção).

“O balanço é francamente positivo, haja engenho, energia e sorte para catapultar o clube para outros voos desportivos e financeiros. Os últimos tempos não têm sido fáceis a nível pessoal e esse fator pesou inevitavelmente nesta minha decisão. Estávamos preparados para dar continuidade, com novo projecto e uma equipa reforçada com nomes de prestígio do espaço aurinegro, mas considero que devo recentrar os meus horizontes e dar oportunidade a projetos de futuro no Beira-Mar”, refere Afonso Miranda numa declaração enviada a NotíciasdeAveiro.pt, garantindo que deixa um “Beira-Mar vivo, de bem com a comunidade, estruturado e com contas transparentes e sustentáveis, organizado e com condições incomparavelmente melhores para se projectar”. Motivos pessoais, levam-no a decidir neste momento por se retirar, “dando oportunidade a uma liderança do Nuno que conhece e vive por dentro o Clube há muitos anos”, como também explica numa nota partilhada pelas redes sociais.

“Não conseguimos tudo, mas tentámos, dando sempre o melhor de nós e nunca vendendo a alma” (Ler declaração enviada por Afonso Miranda sobre as eleições para os orgãos sociais do SC Beira-Mar).

O percurso de Afonso Miranda nos orgãos sociais do Beira-Mar começou em 2014, curiosamente, como membro de uma direção liderada por António Cruz onde Nuno Quintaneiro Martins era presidente adjunto. Anos muito atribulados por força da ‘implosão’ da SAD que geria o futebol profissional, levando à despromoção administrativa da equipa da II Liga para o segundo escalão distrital e um ‘reset’ do próprio clube, através da aprovação do plano de recuperação que permitiu chegar a acordo com os seus credores, evitando o desaparecimento.

Afonso Miranda acompanhou António Cruz na comissão administrativa que fez a transição até às eleições de 2017, em que Hugo Coelho assumiu a presidência do clube, tendo Afonso Miranda como presidente adjunto e cada vez mais influente nos destinos do Beira-Mar. Há três anos, o gestor e jurista foi eleito presidente num ato eleitoral com lista única.

Artigo relacionado

Beira-Mar: Afonso Miranda já prepara a marinha para a nova safra

O seu percurso como dirigente máximo ficou marcado pelas comemorações dos 100 anos e a inauguração do complexo desportivo, que a Câmara entregou ao clube para instalar a sua academia de formação, a “profissionalização” da estrutura de apoio e o registo dos novos estatutos.

Desportivamente, no que toca à modalidade mais representativa, a equipa sénior conseguiu no ano seguinte à despromoção à elite do futebol aveirense regressar ao Campeonato de Portugal (22-23). A direção apostava na segunda época para lutar pela subida de mais um patamar, mas a campanha não rendeu o esperado, voltando a ‘marcar passo’ no ambicionado regresso às ligas profissionais.

O mandato agora a terminar prometia desenvolvimentos na criação da nova SAD para o futebol sénior, com investidores estratégicos, mas o processo foi ficando em ‘banho maria’. As dificuldades em travar a sangria de sócios, herdadas de outros mandatos, também continuaram evidentes.

Artigos relacionados

Renumeração concluída acerta base de Sócios real

Beira-Mar: Reorganização estatutária aprovada / Nova época avança, para já, sem SAD

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.