“A pequena cidade de Aveiro está em alargamento e expansão” – Ribau Esteves

7226
Inauguração da rotunda de Esgueira, Aveiro.

Concluída a nova rotunda de Esgueira, a nascente do túnel, inaugurada este sábado à tarde, o presidente da Câmara de Aveiro lembrou que já se prepara os trabalhos de obra idêntica no entroncamento entre a Rua de Viseu e a Rua Senhor dos Milagres, que irá ser batizada de Girão Pereira, em homenagem ao primeiro presidente do município eleito.

“Esperamos ter candidatos para proximamente entregar a obra de transformar o complexo cruzamento numa rotunda e manter o ritmo de desenvolvimento e qualificação urbana”, afirmou o autarca, recordando que a intervenção irá, igualmente, requalificar a plataforma rodoviária do túnel, que passará a ter duas vias do centro para Esgueira e uma de Esgueira para o centro da cidade, assim como faixas pedonais e de ciclovias. A obra prevê, ainda, o restauro dos conjunto de painéis cerâmicos.

Artigo relacionado

Aveiro: Nova rotunda a poente do ‘túnel de Esgueira’ lançada a concurso público

Sobre a rotunda nascente, Ribau Esteves deu nota positiva ao resultado final no que toca à melhoria viária e de arranjo de espaços circundantes. “Foi um gosto enorme fazer esta obra, temos um milhão de euros muito bem aplicado”, sublinhou.

O autarca destacou ainda o conjunto artístico “notável” da autoria do escultor Paulo Neves, distribuído pelas três rotundas da Avenida D. António Francisco dos Santos, num investimento extra de 150 mil euros, que tornam Aveiro um caso singular neste tipo de decoração urbana. Três obras de arte formada em pedra (10 toneladas cada), de grande dimensão, que simbolizam os três arcanjos (São Miguel, São Gabriel, São Rafael), reforçando, assim, a marca religiosa da rodovia que no seu todo homenageia o antigo Bispo de Aveiro, já falecido.

Artigo relacionado

Aveiro: Inauguração da nova rotunda da Avenida D. António Francisco dos Santos

Rotunda (Esgueira, Aveiro).

Discurso direto

“Queria destacar o papel urbano desta operação. Estamos a abrir a cidade, a materializar uma nova cidade, a integrar espaço urbano da Glória e Vera Cruz e a freguesia de Esgueira, agregando também outras zonas urbanas. A pequena cidade de Aveiro está em alargamento e expansão no jogo misto de investimento público e privado. Quem vai à frente são os privados, nós somos um bom motor auxiliar, um crescimento com qualidade da cidade” – Ribau Esteves.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.