Aveiro: Nova rotunda a poente do ‘túnel de Esgueira’ lançada a concurso público

4985
Entroncamento entre a Rua de Viseu e a Rua Senhor dos Milagres, Aveiro (imagem Google Maps).
Comercio 780

A Câmara de Aveiro decidiu na sua reunião realizada esta quarta-feira a abertura de um concurso público para a construção de uma nova rotunda a poente do chamado ‘túnel de Esgueira’.

Uma obra a realizar no entroncamento entre a Rua de Viseu e a Rua Senhor dos Milagres que tem como valor base cerca de 2,1 milhões de euros.

“A empreitada”, explica um comunicado, “corresponde à segunda fase de requalificação urbana na envolvente ao referido túnel, com o objetivo de capacitar o importante eixo de ligação urbana à Avenida Dr. Lourenço Peixinho.”

“A intervenção tratará de resolver os principais conflitos e problemas na zona, quer no que respeita à qualificação geral do espaço público, como aos problemas de circulação pedonal, viária e estacionamento”, acrescenta a edilidade.

Segundo a mesma informação, está ainda prevista a recuperação dos painéis cerâmicos localizados nas duas paredes do túnel, assim como a instalação de um busto em homenagem a Dr. Girão Pereira, primeiro presidente de Câmara eleito, nas imediações da nova rotunda.

Artigo relacionado

Aveiro: Arrancaram as obras da nova rotunda a nascente do túnel de Esgueira

Novo concurso para a requalificação e ampliação da Escola Básica dos Areais

O executivo aprovou também a abertura de um novo concurso público para requalificação e ampliação da Escola Básica dos Areais, em Santa Joana, segundo o programa de renovação do parque escolar.

A primeira tentativa de encontrar empreiteiro, em julho de 2021, não teve seguimento, uma vez que “nenhuma das propostas apresentadas cumpria os preceitos legais para serem consideradas válidas”.

Após revisão do projeto de execução e respetivo orçamento, avançou um novo concurso com valor base de 1,4 milhões de euros.

Segundo a autarquia aveirense, está previsto a reabilitação das atuais quatro salas do 1.º Ciclo e a sala do Pré-Escolar “em toda a linha, com prioridade à criação de condições térmicas e de conforto adequadas, executar a renovação das infraestruturas de iluminação e rede de águas.” A empreitada irá “tratar ainda da qualificação dos espaços exteriores de recreio.”

Aquisição de parcelas para arruamento na Área de Acolhimento Empresarial – Aveiro Norte

No âmbito da “estruturação e melhoria da malha viária de acesso” à Área de Acolhimento Empresarial – Aveiro Norte/ ZI Taboeira (AAE – Aveiro Norte), a Cãmara vai criar uma ligação entre a Rua Quinta das Oliveiras e a Travessa da Boavista,” permitindo uma alternativa viária à Rua João Francisco Casal”, o que facilitará a ligação ao nó de acesso às autoestradas, junto ao Estádio Municipal de Aveiro.

Assim, a empresa cerâmica Lovetiles , em articulação com a Câmara, irá relocalizar a portaria de serviço, retirando-a da Rua da Boavista e ceder as parcelas de terreno, de sua propriedade, que são necessárias à implementação da rodovia, “ficando a faltar a aquisição de apenas duas parcelas, para estruturação da referida estrada.”

Após negociação com os proprietários dos terrenos, o executivo aprovou a aquisição dos dois terrenos necessários, na Travessa da Boavista, com uma área global de 112 m2, pelo valor de 6.750 euros.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.