A intervenção de Fernando Távora no centro da cidade de Aveiro

1846
Livro "Fernando Távora em Aveiro - O Edifício Municipal".

O Prof. Arquiteto Domingos Tavares tem percursos académico e profissional muito relevantes, sendo o primeiro maioritariamente feito numa Faculdade de Arquitetura de relevo internacional: a “Escola do Porto”.

Por Pompílio Souto *

Natural de Ovar tem laços familiares em Aveiro e trata, nesta sua publicação, de matérias relevantes – a Intervenção de Fernando Távora no Centro da Cidade de Aveiro.

E são relevantes, tais matérias, porque certamente contribuirão para um melhor conhecimento geral dos pressupostos de intervenções urbanas em espaços centrais de forte registo histórico e vivencial que importa conhecer.

Ora conhecer tais pressupostos, agora noutros contextos, permitir-nos-á:

– por um lado, melhor ponderarmos sobre a sua “perenidade” e sobre o modo como “responderam e respondem às necessidades e sonhos de quem viveu e vive, fruiu e frui” a Cidade que transformaram e;

– por outro lado, reconhecer o que verdadeiramente importa questionar sobre aquilo que muitas vezes, ainda agora e por aqui, nos “dão de novo” – e sem mais…

Pode ser, de facto, muito útil – e “pedagógico” diria mesmo. Espero que sim, mas veremos [depois de ouvirmos e lermos o Domingos Tavares, e refletirmos juntos, obviamente].

O livro “Fernando Távora em Aveiro – O Edifício Municipal” tem apresentação agendada para 5 de 5 junho, às 17:30, na Feira do Livro de Aveiro (Espaço do Autor).

Mais informações em https://dafne.pt/livro/fernando-tavora-em-aveiro/

Artigos relacionados

Aveiro: Edifício projetado por Fernando Távora tem agora como nome próprio “Atlas Aveiro’

Aveiro: Edifício Fernando Távora preparado para novas funcionalidades

* Arquiteto, dinamizador do grupo ‘Plataforma Cidades’.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.