Ovar: Autarquia recusou CET da UA e mantém aposta em ter ensino superior

1073
Praça da República, Ovar.
Comercio 780

A possibilidade de instalar em Ovar ensino superior não conheceu avanços. A proposta da Universidade de Aveiro (UA) não mereceu acordo.

Isso mesmo foi explicado em recente reunião do executivo camarário, após um pedido de esclarecimento do vereador Alcides Alves (PS).

O eleito socialista considerou “fundamental para o desenvolvimento” do concelho a existência de cursos superiores, questionando a Câmara se seria “exequível num futuro próximo”.

Na resposta, o presidente da autarquia, Salvador Malheiro, lembrou que a instalação de ensino superior em Ovar continua a ser uma “prioridade” do executivo, que espera ver concretizada durante este mandato.

Artigo relacionado

Autárquicas / PSD: Malheiro promete ensino superior em Ovar/ Carla Rodrigues (PSD-CDS) quer ser alternativa ao PS em Ol. de Azeméis

Existiram já “várias abordagens e interações com diferentes organismos e entidades” nesse sentido. Discutiu-se, inclusivamente, a “possibilidade” de apresentação de uma candidatura para instalação de um estabelecimento de ensino superior no concelho, com oferta de licenciaturas e mestrados, em parceria com a UA. Um projeto no qual a edilidade teria interesse em “participar”.

No entanto, a proposta da UA, em concreto, passaria pela criação de um Curso de Especialização Tecnológica (CET), “com um custo considerado elevado, a ser suportado pelo município”, que foi recusada “após análise do custo /benefício.

A edilidade teria de assegurar uma comparticipação de 400 mil euros pela formação, mas entendeu-se que aquela formação não corresponde ao ensino superior pretendido para o concelho.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.