Viajar com orçamento limitado

730
Turismo Centro de Portugal.

Viajar é uma das melhores formas de enriquecimento pessoal, e de criar memórias inesquecíveis. Contudo, as preocupações com o orçamento podem limitar as opções disponíveis.

Por IPDT – Turismo *

No entanto, com um bom planeamento e algumas estratégias simples, é possível desfrutar de uma viagem incrível, mesmo com recursos financeiros limitados. Neste artigo partilhamos algumas dicas e estratégias para que seja possível aproveitar uma viagem ao máximo, sem comprometer a carteira.

Planeamento

O Planeamento é a chave para economizar numa viagem. Em primeiro lugar, devemos escolher o destino e fazer uma pesquisa sobre os custos médios de alojamento, alimentação e transporte na região. Com essas informações, podemos definir um orçamento realista e procurar as melhores opções dentro do limite estipulado.

Flexibilidade

Caso exista flexibilidade nas datas da viagem, poderá ser economizado um valor considerável nas viagens de avião. Ao pesquisar os voos, as promoções devem ser tidas em conta, assim como a pesquisa em diferentes companhias aéreas. Normalmente, os voos com escalas ou em horários menos comuns são mais acessíveis.

Além disso, poderão ser consideradas outras opções de transporte, como o autocarro, o comboio ou até mesmo boleias partilhadas, dependendo do destino da viagem.

Alojamento acessível

O alojamento costuma ser uma das maiores despesas numa viagem, contudo existem diversas opções mais económicas que podem ajudar a reduzir esse custo. Em vez de hotéis luxuosos, podemos considerar opções de alojamento menos dispendiosas, como albergues, pousadas, Airbnb ou até mesmo parques de campismo. Através de uma pesquisa de avaliações e recomendações de outros turistas, podemos garantir uma estadia segura e confortável, mesmo em alojamentos mais baratos.

Alimentação consciente

A alimentação é outra despesa que pode ser reduzida com algumas medidas simples.

Uma das melhores formas de vivenciar a cultura de um lugar é através da sua gastronomia. Então, em vez de optar por refeições em restaurantes turísticos, podemos procurar mercados locais, lojas de rua ou estabelecimentos mais simples, frequentados pelos residentes. Normalmente, esses locais oferecem refeições autênticas, a preços mais acessíveis.

Aproveitar as atividades gratuitas

Muitos destinos oferecem atividades gratuitas ou com preços muito reduzidos, tais como entradas em museus, parques e eventos culturais. Se fizermos uma pesquisa sobre as opções disponíveis no destino, será possível participar em diversas atividades sem gastar muito dinheiro.

Explorar a natureza local, fazer caminhadas, passeios de bicicleta ou simplesmente relaxar nos locais públicos são, também, opções de lazer económicas.

Viajar com um orçamento limitado não significa, obrigatoriamente, abdicar de aventuras emocionantes e experiências enriquecedoras. Com um planeamento cuidadoso, escolhas inteligentes e uma atitude aberta para novas opções, podemos explorar o mundo sem gastar uma “fortuna”.

* Artigo publicado originalmente no Blog IPDT.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.