Venda de armadilhas ilegais pode valer coimas de 48 mil euros a comerciantes

1549
Armadilhas apreendidas pela GNR.

A GNR apreendeu, esta semana, vários meios de captura proibidos na localidade de Vale, concelho de Santa Maria da Feira.

Uma ação de fiscalização do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) junto de estabelecimentos permitiu detetar a comercialização de diversas armadilhas (pressão com mola e gaiolas com alçapão) que não podem estar à venda.

A operação culminou na identificação dos responsáveis das casas comerciais e apreensão de armadilhas não seletivas nos seus princípios, 15 ratoeiras simples, quatro ratoeiras de dois furos, seis ratoeiras de três furos, nove ratoeiras de metal e três gaiolas com alçapão para captura de aves.

A GNR adianta que foram elaborados dois autos de notícia por contraordenação, no valor total de 48 mil euros, os quais irão ser remetidos ao Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

A Guarda lembra que “são proibidos todos os meios não seletivos e as instalações ou métodos de captura ou de abate, suscetíveis de provocar localmente a extinção ou de perturbar gravemente a tranquilidade das populações das referidas espécies.”

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.

Comercio 780