“Vamos ter aquilo que muitos não conseguiram fazer, essa é a nossa satisfação” – presidente da CM de Anadia sobre a residência universitária

1228
Futura residência universitária de Anadia.
Dreamweb 728×90 – Video I

A presidente da Câmara de Anadia garante que não levou a mal as ‘piadas’ de Ricardo Araújo Pereira, a quem respondeu por carta pessoal, minimiza as críticas partidárias lançadas para a opinião pública a propósito da instalação de uma residência universitária num concelho sem ensino superior e afasta que o anúncio da instalação de um polo partilhado com a vizinha Mealhada, para criar ensino politécnico, seja uma ‘saída airosa’ para justificar um investimento que alguns classificaram como “caricato”.

Tomadas de posição partidárias (Iniciativa Liberal e Bloco de Esquerda) fizeram ecoar estranheza pelo apoio governamental ao alojamento em causa, por ficar localizado a muitos quilómetros de universidades. O assunto ganhou direito a passar pelo ‘fact-checking’do Polígrafo e até foi alvo da sátira de Rui Araújo Pereira no seu programa de humor.

Artigo relacionado

Governo vai lançar segundo concurso para construção de residências universitárias

Na Assembleia Municipal de Anadia, esta quinta-feira, o deputado Luís Fonte (PSD) aproveitou a oportunidade para retomar o tema, lamentando que o anúncio da residência tenha sido “alvo de desinformação geral e, também, infelizmente, de alguma chacota, com custos reputacionais para o concelho”. O que poderia, no seu entendimento, ter sido evitado “se houvesse da parte da Câmara mais informação” quer sobre o alojamento quer sobre a criação de cursos de ensino superior.

Na resposta, a presidente da Câmara começou por desvalorizar a polémica. “Sobre a reabilitação que tem corrido mundo, enfim, não sei porquê… É matéria que, se calhar, cria alguma perturbação e, obviamente, muitas vezes, questionando de Anadia está à altura de ter um alojamento estudantil. Claro que somos capazes, fizemos a candidatura, foi acolhida e a obra está a decorrer. Vamos ter aquilo que muitos não conseguiram fazer, portanto essa é a nossa satisfação. Agora com as obras em marcha e de forma mais célere, devido a saída do centro de saúde, para cumprirmos os prazos e tratar das regras de gestão e admissão”, adiantou Teresa Cardoso (a cumprir o segundo mandato numa lista independente). Anadia quer atrair estudantes “de várias idades” que frequentem ensino superior para as acomodações a disponibilizar (28 quartos por piso, num total de 56 camas), assim como serviços de apoio.

Artigo relacionado

Arrancaram as obras de adaptação de antiga secundária de Anadia em alojamento

Quanto ao polo a dinamizar conjuntamente com a Mealhada para trazer cursos do Instituto Politécnico de Coimbra, o protocolo final será assinado em outubro, apontando-se para “março ou abril” a abertura de um primeiro curso de pós-graduação em enologia, a lecionar  na antiga escola secundária. O anúncio dos cursos em cima da visita da ministra do Ensino Superior à futura residência universitária teve “uma razão”, dada agora a conhecer pela autarca: “era o momento em que se podia dizer”, justificou.

Artigo relacionado

Anadia e Mealhada recebem polo do Instituto Politécnico de Coimbra

“Eu não estou preocupada com a chacota, a sério. Eu próprio enviei uma cartinha ao Ricardo Araújo Pereira para entrar na brincadeira. Foi uma maneira excelente de divulgar a residência, correu mundo” (ver abaixo declaração completa)

Artigos relacionados

“Isto é a gozar com quem trabalha” – Ricardo Araújo Pereira

Anadia. Governo decide construir pólo universitário depois de anunciar investimento em residência?

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.

Comercio 780