Vagos / Palacete: Apresentada candidatura para mais 2 milhões de euros de comparticipação

523
Palacete Visconde de Valdemouro, (foto partilhada no Facebook de Lilian Jaspe).

As obras de reabilitação e ampliação do Palacete Visconde de Valdemouro, em Vagos, que é propriedade camarária, “deverão ficar concluídas em março de 2025.”

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

A nova data “prevista” foi apontada pelo presidente da Câmara vaguense, João Paulo Sousa, na decorrer da última Assembleia Municipal ordinária em resposta a questões colocadas por deputados.

A conclusão da empreitada foi adiada devido à derrocada parcial, que afetou as fachadas das traseiras, ocorrida em setembro de 2022.

Segundo explicou o edil, os trabalhos “não têm parado”, estando em curso na parte do futuro auditório, bem como numa outra parte, “já no Palacete”, que “não é visível de fora”, nas
fundações.

João Paulo Sousa mostrou-se “plenamente de acordo” com uma proposta vinda da bancada do PS para a mesa da Assembleia Municipal agendar uma visita às obras.

Por último, aproveitou a oportunidade para informar que a Câmara submeteu já a candidatura do projeto do Palacete, esperando obter uma comparticipação na ordem dos dois milhões de euros (o total elegível é de 3,1 milhões de euros).

A empreitada foi adjudicada por 4,2 milhões de euros, estimando-se que os trabalhos a mais, para repor a parte que ruiu, rondem 275 mil euros.

Funcionalidades do edifício

» Auditório com capacidade para 460 pessoas, preparado para receber espetáculos e outros eventos;
» Espaços destinados ao desenvolvimento das indústrias criativas e à sensibilização artística e cultural do município.

Artigo relacionado

Vagos: Culpas repartidas pela derrocada parcial do antigo palacete

Atrasos do IHRU para candidaturas de habitação social

O presidente da Câmara vaguense mostrou-se preocupado com os atrasos nas verbas do Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) para projetos da Estratégia Local de Habitação (ELH) em desenvolvimento no concelho (ver declaração abaixo).

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.