Vagos: Culpas repartidas pela derrocada parcial do antigo palacete

713
Palacete Visconde de Valdemouro, (foto partilhada no Facebook de Lilian Jaspe).
Dreamweb 728×90 – Video I

A obra extraordinária para repor fachadas traseiras do antigo Palacete Visconde de Valdemouro vai custar mais cerca de 275.00 euros. Informação dada na última Assembleia Municipal pelo presidente da Câmara em exercício, Paulo Sousa.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

“Relativamente à derrocada, amplamente falada neste orgão, faltava apurar os valores dos trabalhos complementares da empreitada. Era um dos pontos fundamentais, saber quanto iria custar. É sempre muito importante saber, agora estamos em condições disso, depois deste trabalho feito, podemos dizer que será de 274.500 euros, entre trabalhos a mais e a menos”, explicou o líder da edilidade.

Paulo Sousa adiantou que o processo já foi aprovado pela Câmara, após um parecer jurídico prévio favorável. Seguiu-se a assinatura do contrato com o empreiteiro. Falta, nesta altura, apenas o obrigatório ‘visto’ do Tribunal de Contas.  “Damos a garantia aos vaguenses que a fachada ficará igual arquitetonicamente e melhor em termos estruturais”, sublinhou Paulo Sousa.

Os partidos da oposição na Assembleia Municipal lembraram que o problema ocorrido em 2022 adia para o próximo ano a conclusão do edifício, que terá, entre outras funções, a de Paços de Concelho, voltando a questionar as causas da derrocada.

O presidente da Câmara em exercício respondeu que o processo estará disponível para consulta, mas adiantou que são repartidas responsabilidades pelo empreiteiro, pelo projetista e também pela fiscalização municipal. Se não houvesse entendimento entre as partes, o caso poderia “arrastar-se em tribunal e ficariam em causa os fundos europeus” previstos (3,7 milhões de euros), alertou.

O custo orçado para a renovação do emblemático palacete no centro da Vila era de 4,2 milhões de euros, passando a incluir um auditório com capacidade para 350 pessoas.

Artigo relacionado

Vagos: Obra no Palacete Valdemouro deve ser retomada em setembro

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.