Um ano de um novo e desafiante percurso

2091
Ordem dos Engenheiros.

Nesta altura tão delicada da nossa frágil existência atrevemo-nos a comemorar este dia com uma palavra de muita humildade e muito obrigada pelo estímulo que os colegas nos têm dado, com as suas mensagens e presenças assíduas.

Por Raquel Castro Madureira, Vítor Silva e Maria João Matos *

A equipa da delegação distrital de Aveiro da Ordem dos Engenheiros faz um ano de mandato.

Há exactamente um ano, no dia 1 de Abril de 2019, a equipa eleita para a delegação distrital de Aveiro da Ordem dos Engenheiros para o triénio 2019-2022, tomava posse. Raquel Castro Madureira, Vitor Silva, Maria João Matos e Fernando Casau, pertencentes à lista do actual Bastonário Carlos Mineiro Aires e do Presidente da Região Centro Armando Silva Afonso, iniciavam um novo e desafiante percurso paralelo às suas vidas profissionais. Sucedendo à equipa liderada por Alberto Roque, a equipa tinha a fasquia alta de manter Aveiro como uma das mais dinâmicas e atractivas delegações distritais do país.

Um ano passado, e olhando em retrospectiva, concretizaram-se mais de 20 palestras, 2 cursos, 4 visitas técnicas, 2 feiras, 4 eventos de networking, tudo com a participação de mais de 700 participantes, membros mas também não membros OE.

A política de inclusão e divulgação da ciência e da tecnologia, seguida pela equipa, tem vindo a aliciar a procura dos eventos generalistas a toda a sociedade Aveirense (e mesmo de outros distritos), quer seja ou não membro da OE.

Queremos que esta casa (a nossa sede e actividades), seja a casa dos engenheiros no activo, daqueles que já não estão no activo, daqueles que estudam para ser engenheiros mas também de todos os outros que possam influenciar futuras gerações a ingressar na Engenharia.

Desta forma faremos chegar mais longe o slogan da associação mundial das associações profissionais de engenharia, a WFEO- world federation of engineering organization de que “ Se queres mudar o mundo para melhor torna-te um engenheiro”.

O ano 2020 estava destinado a ser um ano especial, quando a UNESCO determinou o 4 de Março como o dia da celebração anual da engenharia e do engenheiro ao serviço do desenvolvimento sustentável do planeta.

Ainda não se desconfiava sequer dos desafios que os idos de Março nos trariam como aldeia global e no desenvolvimento sustentável da vida do ser humano no planeta Terra, com a nova peste do século XXI, a COVID-19 provocada pelo coronavirus SARS-CoV-2 (síndrome respiratória aguda grave – coronavírus 2) .

Nesta altura tão delicada da nossa frágil existência atrevemo-nos a comemorar este dia com uma palavra de muita humildade e muito obrigada pelo estímulo que os colegas nos têm dado, com as suas mensagens e presenças assíduas.

Esperamos retomar assim que possível as nossas/vossas actividades, numa sociedade mais unida, mais atenta, mais interessada no desenvolvimento da ciência, numa procura constante dos protagonistas do dia a dia que muitas vezes estão mesmo ao nosso lado…

Até lá uma palavra de conforto e amizade para aqueles que podem estar no recato das nossas casas acompanhados da Plataforma OE #JuntosFicamosEmCasa e a todos outros que continuam a trabalhar- colocando-se em risco e para o bem de todos – engenheiros agrónomos, do ambiente, civil, electrotécnicos, florestais, geógrafos, geólogos e minas, informáticos, dos materiais, da mecânica, navais e da química e biologia.

Seguimos juntos contribuindo com a nossa parte para manter no dia a dia a estrutura societal estável e firme, porque juntos somos engenharia e juntos tornamos o mundo melhor!

Parabéns a todos!

* Delegação Distrital de Aveiro da Ordem dos Engenheiros.

Publicidade, Serviços & Donativos