Covid-19 / Ovar: Continuidade do ‘cerco sanitário’ equacionada pela autoridade de saúde

3964
'Cerco sanitário' em Ovar.

A declaração de estado de calamidade solicitada pela autoridade de saúde regional, que levou a erguer uma ‘cerca sanitária’ em Ovar, por força do contágio comunitário do coronavírus Covid-19, colocado em vigor a 17 de março, cessa esta quinta-feira, dia em que deve ser renovado o estado de emergência decretado pelo Presidente da República.

No seu balanço do dia, difundido na véspera do dia 2, o presidente da Câmara mostrou-se expetante com “uma grande decisão que estamos a aguardar por parte do Governo” após o despacho que decidiu uma “série de medidas musculadas”.

“Vamos aguardar, sendo certo que o ‘cerco’ tem funcionado, com resultados bem melhores do que se não tivéssemos. Ainda é cedo para tirar conclusões extemporâneas, vamos aguardar qual a orientação da Direção-Geral de Saúde. Depois cá estaremos para continuar o trabalho em parceria com o Governo, para combater de forma eficaz e vencer esta guerra contra o vírus. Estamos no bom caminho, é absolutamenta decisivo que todos continuem em casa, que se isolem, reduzam o contato social ao mínimo, para, sobretudo, minimizar o número de mortes”, afirmou Salvador Malheiro.

Ao princípio da noite de quarta-feira, estavam confirmadas 312 infectados no concelho e confirmados 13 óbitos de residentes (um dos quais utente do lar da Misericórdia) e cinco recuperados.

No área do Agrupamento dos Centros de Saúde (ACeS) do Baixo Vouga, estavam referenciados, ao final da tarde, 588 pessoas com diagnóstico positivo do novo coronavírus e 30 óbitos.

 

A autarquia vareira passa, entretanto, a disponibilizar uma linha de apoio Covid-19 para atendimento e aconselhamento médico aos locais.

Esta quarta-feira, o Conselho de Ministros, após uma reunião extraordinária, deu parecer favorável para a renovação, por mais 15 dias, do estado de emergência declarado pelo Presidente da República a 18 de março.

 

(Informação ao minuto Covid-19 na RTP).

Publicidade, Serviços & Donativos