Três anos e três meses de cadeia efetiva para burlão do Mbway

936
MB WAY.
Comercio 780

Um homem de 42 anos, residente em Aveiro, atualmente a cumprir tempo de cadeia, foi condenado pelo Tribunal de Aveiro a mais uma pena, efetiva, de três anos e três meses, em cúmulo jurídico, por crimes de burla informática e falsidade informática. Dos ilícitos imputados, apenas ‘caiu’ o crime de acesso ilegítimo, por razões jurídicas.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

Na leitura resumida do acórdão, o juiz presidente deu como provada “grande parte da factualidade” imputada na acusação deste caso que diz respeito a uma burla praticada através da aplicação para transferência de dinheiro Mbway.

Além da pena de prisão a cumprir, o arguido ficou obrigado a compensar financeiramente o ofendido, que é dono de um restaurante em Oiã, Oliveira do Bairro, pela verba em que foi lesado, acrescidos juros, num total de 2.633 euros.

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Os factos julgados remontam a 2018 e 2019, quando o ofendido, empresário de restauração em Oliveira do Bairro, foi enganado por um falso cliente, que telefonara para o estabelecimento a reservar mesa para o jantar e quis pagar antecipadamente. Acabaria por seguir o procedimento indicado, pensando que iria receber dinheiro. Aconteceu o contrário, com o burlão a conseguir receber quantias por várias vezes que transferiu para pessoas amigas. A Polícia Judiciária de Aveiro acabou por chegar ao suspeito por indicação de quem recebeu o dinheiro nas contas.

Artigo relacionado

Empresário da restauração burlado com MB Way

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.