Um GUIA ao dispor do estudante da Universidade de Aveiro

818
Universidade de Aveiro.
Dreamweb 728×90 – Video I

O antigo Gabinete Pedagógico da Universidade de Aveiro (UA), que foi coordenado durante três décadas por Gracinda Martins, “mudou de nome, mas não de missão”.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

Agora designado de GUIA, continuará “de porta aberta para ajudar todos os estudantes, seja qual for o nível de ensino e a necessidade”, refere uma nota de imprensa da UA.

Sandra Caldeira é a nova coordenadora do serviço que apoia o estudante universitário, “independentemente da natureza do problema – pessoal, pedagógico, social, económico ou outro.” Um gabinete “que trata não só os alunos com necessidades especiais, mas aberto a todos os estudantes, de todos os ciclos de ensino, que tenham um problema ou sintam vontade de conversar e que não tenham ninguém a quem recorrer”.

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Discurso direto

“O apoio é variado, pode ser uma questão financeira em que temos de perceber a que tipo de apoios é que pode recorrer, e muitas vezes recorremos aos Serviços de Ação Social para fazer essa avaliação, pode ser uma questão de saúde mental e nós aí recorremos ao nosso Gabinete de Psicologia para fazer o acompanhamento e a triagem, para ver se são situações criticas ou não. Muitas vezes, é só preciso uma conversa em que o Guia serve como elemento facilitador de integração, ouvindo o estudante e guiando-o para algumas soluções. Às vezes, são situações pedagógicas de ensino-aprendizagem, e nós temos também o Núcleo de Ensino-Aprendizagem para colmatar algumas situações” – Alexandra Queirós, vice-reitora da UA para a cultura e a vida nos campi.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.