Toyota veio há 50 anos para ficar em Ovar

3006
Toyota, Ovar.
Dreamweb 728×90 – Video I

A fábrica de Ovar da Toyota está a comemorar meio século de atividade, durante o qual produziu 309.811 unidades, número reportado a março passado.

A unidade vareira do construtor nipónico conta atualmente com 180 colaboradores.

“Esta fábrica em Ovar faz parte da história da Toyota e ocupa um papel central na definição da identidade de marca em Portugal”, refere um comunicado da Totyota Caetano Portugal.

Inaugurada em 1971 com o objetivo de dar resposta ao crescimento do mercado, foi a primeira unidade da Toyota na Europa.

A fábrica especializou-se na produção de alguns dos modelos mais populares da marca, iniciando com o Corolla – KE20 e com a Dyna – o comercial chassis cabina.

Em 1979 arrancou com a produção da icónica Hiace, cuja produção se prolongou até 2012, bem como a Hilux de 1981 a 1996, entre outros.

A “qualidade” da fábrica de Ovar levou a a Toyota a instalar ali a produção do Land Cruiser serie 70, que é na sua totalidade para exportação (África do Sul). Aquela marca celebra em 2021 os seus 70 anos.

“Ao longo dos 50 anos de atividade, para além de abastecer o mercado nacional, têm sido muitos os países que se podem orgulhar de terem importado automóveis desta fábrica, tais como, a França, Reino Unido, Holanda, Suécia, África do Sul ou Alemanha que confiam nos colaboradores da Toyota Caetano Portugal e na superior qualidade de produção”, refere a empresa.

Para a Toyota, o modelo Land Cruiser, lançado a 1 de agosto de 1951 deve o seu sucesso à “fiabilidade, durabilidade e superior desempenho fora de estrada”. Já foram produzidas mais de 10,5 milhões de unidades das várias gerações do modelo.

Artigo relacionado

Mais informações sobre a Toyota em Ovar

Publicidade, Serviços & Donativos

Comercio 780