Toda a ajuda possível ao povo ucraniano

731
Apoio à Ucrânia, Oliveira do Bairro.
Dreamweb 728×90 – Video I

Um ano passou, as atrocidades absolutamente desumanas foram-se acumulando nas ruas e cidades ucranianas e a guerra não parece ter um fim à vista.

Por Duarte Novo *

Fez um ano a 24 de fevereiro que, em total desrespeito pelo direito internacional e atentando e destruindo milhares de vítimas inocentes, a Rússia invadiu a Ucrânia.

De imediato, praticamente todo o mundo se uniu no protesto veemente contra a intervenção militar russa.

Logo nesses primeiros dias, e em nome do Município de Oliveira do Bairro e da nossa população, exprimimos de forma sentida a nossa solidariedade e apoio à Ucrânia, aos cidadãos ucranianos que fugiam da guerra e à importante comunidade ucraniana residente no nosso Concelho.

Desde esse primeiro momento, quisemos ajudar.

Contactámos várias entidades oficiais para, de forma concertada e integrada, promovermos toda a ajuda possível ao povo ucraniano.

Através do nosso CLAIM – Centro Local para a Integração de Migrantes de Oliveira do Bairro, fomos prestando a informação necessária à comunidade ucraniana aqui residente.

Logo no início de março de 2022, enviámos dois corajosos colaboradores do Município à Polónia, onde resgataram seis pessoas ucranianas, entre as quais três crianças, que fugiam da guerra. No final desse mês, já estávamos a apoiar 27 pessoas que também tinham fugido do conflito.

Na página de internet do Município, colocámos informação pertinente em língua ucraniana, dirigida aos que aqui residem e aos que para aqui queriam/querem vir.

Colaborámos e fomos parceiros em várias recolhas de bens de primeira necessidade, a nível local e regional, que chegaram ao território ucraniano.

Criámos bolsas de acolhimento, de habitação e de emprego, com a colaboração generosa das famílias, associações e empresas do nosso concelho. Promovemos bolsas de apoio psicológico e de tradutores, de forma a apoiarem quem estava a chegar, e cursos de Português – Língua de Acolhimento, para uma melhor integração destas pessoas.

Em maio, assinámos um protocolo, no âmbito do Programa de Apoio ao Alojamento Urgente – Porta de Entrada, com o Alto Comissariado para as Migrações e o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, que veio permitir o apoio financeiro para o alojamento no nosso Concelho de refugiados vindos da Ucrânia.

Por outro lado, promovemos sessões de informação dirigidas a migrantes e a entidades empregadoras (empresas, IPSS e associações), que já integravam ou pretendiam vir a integrar pessoas nesta situação.

Já este ano, vimos o nosso projeto “Oliveira do Bairro Acolhe” merecer financiamento do Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração, que estamos a desenvolver com o objetivo de continuar a prestar apoio aos beneficiários ou requerentes de proteção internacional ou proteção temporária, oriundos também da Ucrânia.

Ainda hoje, através do CLAIM de Oliveira do Bairro, continuamos a prestar apoio na regularização dos processos de pedido de proteção internacional, a orientar estas pessoas para os serviços públicos de educação e saúde, articulando com estas entidades o respetivo acolhimento, ou atendimento, e a efetuar diligências junto da Segurança Social para a criação de vagas em creche nas IPSS do concelho e/ou para a criação de creches familiares.

Um ano passou, as atrocidades absolutamente desumanas foram-se acumulando nas ruas e cidades ucranianas e a guerra não parece ter um fim à vista.

Segundo a ONU, os combates já forçaram cerca de 8 milhões de pessoas a deixar a Ucrânia e mais de 5 milhões estão deslocadas internamente, naquela que é a maior crise de refugiados desde o fim da II Guerra Mundial.

Da nossa parte, continuaremos a tudo fazer, dentro das nossas possibilidades e área de intervenção, para minimizar ao máximo o sofrimento do heróico e resiliente povo ucraniano, particularmente dos que vivem no nosso Concelho.

No dia que assinala o primeiro aniversário de um evento chocante para toda a humanidade, quero deixar um cumprimento especial e a nossa total solidariedade, com um laivo de esperança, ao povo ucraniano e à comunidade ucraniana que reside no nosso Concelho.

Estamos convosco!

Слава Україні! (Glória à Ucrânia)

* Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.