Território das ‘Montanhas Mágicas’ recebe a ultra mountain trail mais longa de Portugal

1124
Imagem divulgada pela One Hundred.

Atletas de “elite e entusiastas” de trail running, de todo o mundo, são esperados de 21 a 24 de setembro para disputar o ‘Joe Nimble Douro e Vouga’, prova que marca a segunda etapa do campeonato do mundo de ultra mountain trail.

Organizada pela One Hundred, é “a prova mais longa jamais realizada em Portugal, com um percurso de 320 quilómetros (200 milhas) a percorrer em três dias, nas categorias Elite, Masters e Open.”

“Mais do que uma competição”, refere a apresentação, a corrida “é uma aventura única de ultra-trail” que irá percorrer a Grande Rota das Montanhas Mágicas (GR60)”.

Mais de 50% do percurso é dentro do Geoparque de Arouca, que é conhecido “pela sua beleza natural deslumbrante” mas também por caminhos “exigentes que testam os limites da resistência e da habilidade”.

A Joe Nimble Douro e Vouga far-se-á em trilhas de montanha acidentadas, florestas densas e margens de rios. O percurso atravessa a Serra da Gralheira, abrangendo as serras da Freita, Arada e Arestal, e a serra de Montemuro, entre os rios Douro e Vouga. Os participantes vão cruzar sete municípios – Arouca, Castelo de Paiva, Castro Daire, Cinfães, São Pedro do Sul, Sever do Vouga e Vale de Cambra -, assim como quatro áreas protegidas da Rede Natura 2000.

Nesta etapa estarão presentes “os melhores corredores de trail do mundo, incluindo os atuais campeões mundiais, que competirão pelos cobiçados títulos e pelo prize money de 1000 euros.”  O ultra-maratonista brasileiro Kleber Santos, atual campeão da UAI 235km, e Patrycja Bereznowska, atleta polaca vice-campeã do One Hundred World Series Final 2022, figuram na lista, onde também aparecem corredores portugueses de destaque, como Vítor Rodrigues, Hélio Costa, Hugo Carolino, João Sousa, José Conceição, Manuel Matos, Pedro Bôto e Bruno Pereira.

Discurso direto

“Estamos muito entusiasmados por anunciar o lançamento da nossa primeira corrida de ultra-trail de 200 milhas em Portugal. A Joe Nimble Douro e Vouga da One Hundred nas Montanhas Mágicas representa uma nova fronteira no mundo das corridas de ultra-trail, ultrapassando os limites da resistência humana e celebrando o espírito de aventura. Acreditamos que esta corrida não só desafiará os atletas de elite, como também inspirará os indivíduos a descobrirem o seu próprio potencial inexplorado” – João Andrade, CEO da One Hundred.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.