Tempestade Leslie: Estragos em equipamentos e acidente com ferido grave em Anadia (atualizado)

13509
IPMA.
Dreamweb 728×90 – Video I

A zona de Aveiro foi fustigada pelas 23:15 por fortes rajadas de vento e chuva intensa devido à passagem da forte tempestade tropical Leslie, que começou a atingir Portugal Continental cerca de uma hora antes, entrando pelo Centro (Peniche, Figueira da Foz, zona onde foram registados ventos de 176 km/h) rumo ao Norte.

Pelas 23:50, na região, para além das muitas dezenas de ocorrências por quedas de árvores e de outras estruturas, como andaimes ou outdoors de publicidade, não havia registo de danos pessoais, adiantou fonte da Proteção Civil.

Acabaria por ser revelado, no entanto, mais tarde, um ferido com gravidade na sequência de acidente de viação na Anadia.

O abastecimento de eletricidade sofreu cortes pontuais na cidade de Aveiro. A luz faltou também em vários concelhos da região, segundo relatos partilhados pelas redes sociais.

O portal da Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC) dava conta de vários casos de  inundações.

Ventos chegaram aos 67 km/ hora em Aveiro

A estação de Aveiro do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), colocada na universidade local, registou um pico de ventos pelas 23:00 que atingiram os 67 km/hora.

Junto à capela das Barrocas, na Vera Cruz, uma árvore de grande porte tombou, danificando uma viatura estacionada junto ao passeio. Árvores de grande porte foram arrancadas pelas raízes no parque Infante D. Pedro.

As condições meteorológicas, anormalmente adversas, conheceram um desagravamento ainda antes da meia noite, embora o vento continuasse a fazer-se sentir com alguma intensidade.

Segundo a GNR, foi necessário cortar ou condicionar o trânsito em inúmeras estradas devido, em grande medida, a queda de árvores.

O período crítico deverá prolongar-se pela madrugada. O IPMA colocou Aveiro entre os 13 distritos em alerta vermelho.

A Capitania do Porto de Aveiro alertou para o perigo de circular junto às praias devido à agitação marítima, bem como em outras zonas ribeirinhas.

A barra encontra-se encerrada à navegação desde o final da tarde.

Acompanhar informação IPMA

Danos no pavilhão da Mealhada durante Europeu de Hóquei em Patins Feminino

Além de uma falha de eletricidade, a força do vento causou danos no teto do recinto que foi parcialmente evacuado por precaução quando decorria o Campeonato Europeu de Hóquei em Patins Feminino. Portugal perdia frente a Espanha por 3-2 a 2.13 minutos do final.

Ainda na Mealhada, a tempestade fez estragos na Mata Nacional do Bussaco que o município local deu conta.

Os bombeiros da Anadia tiveram muito trabalho durante a noite, incluindo chamadas para socorro em dois acidentes rodoviários. Um motociclista ficou em estado considerado de “alguma gravidade”, após ser atingido por um cabo elétrico quebrado pela queda de uma árvore.

Reportagem da RTP no rescaldo da madrugada

Em Vagos, o jornal O Ponto partilhou fotografias de estragos causados pelo vento forte em equipamentos, nomeadamente ao ‘arrancar’ a cobertura da piscina do Colégio de Calvão. O prejuízo causado em instalações públicas no concelho atingiria, numa estimativa grosseira, meio milhão de euros.

Estufas agrícolas foram também severamente atingidas. Os serviços regionais do Ministério da Agricultura começaram já a fazer o levantamento para eventuais apoios de emergência.

(em atualização)