Talhadas elege nova assembleia de freguesia em janeiro

1574
Junta de Freguesia de Talhadas, Sever do Vouga (jornal Região de Águeda).

Já há data para as eleições intercalares destinadas a formar uma nova assembleia de freguesia de Talhadas, em Sever do Vouga.

O secretário de Estado das Autarquias Locais faz publicar no Diário da República de hoje o despacho que convoca o ato eleitoral para o dia 20 de janeiro de 2019.

As últimas autárquicas, em outubro de 2017, ditaram a vitória do PSD, que elegeu quatro membros à assembleia de freguesia, tantos quantos o CDS-PP. Já o PS elegeu apenas um.

Nas reuniões para a formação da Junta, os três partidos não chegaram a entendimento e os eleitos do CDS-PP e do PS acabaram por renunciar aos cargos, em janeiro passado.

O CDS-PP alegou, na altura, que o presidente de Junta eleito “nunca mostrou vontade de dialogar, de estabelecer compromissos, de modo a que fosse formado o executivo que respeitasse a vontade do povo de Talhadas”.

Já o PSD de Sever do Vouga, culpou o PS e CDS pela falta de condições do executivo para poder governar e diz que os partidos não respeitaram a condição de vencedor em Talhadas.

Após renúncia aos respetivos mandatos de vários membros efetivos e suplentes da assembleia, ficou esgotada a possibilidade de substituições, carecendo, assim, aquele órgão de condições de funcionamento por inexistência do número legalmente necessário de membros em efetividade de funções.

A Junta tem sido gerida por uma comissão administrativa.