SPEAK: Partilha de línguas e culturas em Aveiro

2560
SPEAK Aveiro. Foto de Nataša Gološin.

Em quase dois anos, o SPEAK Aveiro realizou 30 grupos de 8 línguas e fizeram 48 eventos culturais, nos quais participaram perto de 300 pessoas de mais de 44 países.

Por Valeria Meneses *

O SPEAK é um programa que junta pessoas recém chegadas e locais a viver na mesma cidade através de uma partilha de línguas e culturas.

O SPEAK, uma iniciativa portuguesa criada em 2014 em Leiria, está atualmente presente em 12 países diferentes, chegando a mais de 20.000 pessoas que participaram em grupos de aprendizagem.

Através destas experiências os participantes aprendem uns com os outros, exploram interesses em comum e fazem novos amigos, ao mesmo tempo que quebram barreiras e preconceitos na sua cidade.

Com o pressuposto que com a migração crescente a necessidade de comunidades mais abertas, receptivas e tolerantes e imprescindível, o SPEAK promove o multilinguismo e valoriza a diversidade.

Isto acontece através de duas vertentes: cursos informais de línguas focados na conversação e eventos culturais.

Nestes eventos os participantes geram um sentimento de integração ao partilhar a sua própria cultura e começam a apreciar e a valorizar a cultura dos outros.

O SPEAK começou na cidade de Aveiro em março do 2018. Ao chegar do México vivi a experiência de me ter de adaptar a um novo país e começar uma vida desde zero, tendo de ultrapassar desafios não só da língua, mas também da cultura.

Nestes quase dois anos, o SPEAK Aveiro realizou 30 grupos de 8 línguas e fez 48 eventos culturais, nos quais participaram perto de 300 pessoas de mais de 44 países.

Os eventos do SPEAK são gratuitos e abertos para toda a comunidade e os cursos ou “grupos de línguas” têm um custo simbólico de €29 para garantir a sustentabilidade do projeto.

Os cursos informais e focados no componente cultural, são dados por buddies (professores voluntários) e têm uma duração de 12 semanas em um formato pós-laboral de 1.5 horas por semana.

Os próximos grupos vão começar a meados de janeiro mas já estão abertas as inscrições para: Árabe, Alemão, Espanhol, Francês, Inglês, Polaco, Português, Russo ou Sueco, em níveis básico e conversação.

O registo deve ser feito no site www.speak.social

Em Aveiro, comecei com este projeto em março do ano passado. Desde então temos:

• angariados 80 voluntários;
• coordenados 21 cursos, dos quais 9 estão ativos neste momento;
• organizados mais de 40 eventos com troca de culturas e experiências;
• beneficiados 244 participantes de 41 países;
• fechadas parcerias com 14 instituições locais (destacam-se a Instituição Florinhas de Vouga, o Agrupamento de escolas de Aveiro, a Associação Parceiros de Amizade, a Associação Agora Aveiro, o CLAIM e o ESN).

* Responsável do SPEAK em Aveiro ([email protected]) .

Publicidade, Serviços & Donativos