SOS ARGUS: As nossas intenções – Uma carta aberta

3567
Foto de Naty Veiga‎ partilhada no grupo SOS ARGUS.

Nascemos de uma forma espontânea e genuína com um único objetivo : AJUDAR a salvar o lugre-motor ARGUS, agora denominado de POLYNESIA.

Pela comissão ARGUS *

A partir de um pequeníssimo núcleo de amigos que adoram o mar, os grandes veleiros e, em especial, o património da designada “Frota Branca” da pesca do bacalhau à linha, crescemos e continuamos a multiplicarmo-nos de tal forma que no espaço de duas semanas agregámos cinco mil membros no nosso grupo.

É intenção destes amantes de causas apenas e só, e sem qualquer espécie de protagonismo, em colaboração com o proprietário do navio, a Pascoal & Filhos S.A., encontrar formas de colaboração e linhas de possíveis apoios para auxiliar a empresa a preservar este navio emblemático.

Sabemos que a tarefa é titânica, mas isso não nos impede de prosseguirmos a nossa missão de querermos ser um elemento agregador de boas vontades e prestáveis, de forma a que um dia vejamos novamente este ícone do nosso património, navegando por águas mais serenas.

É público que o proprietário não tem ainda condição de concretizar um projeto financeiro que permita a normal recuperação do ARGUS. Mas também sabemos que no passado outros símbolos da nossa frota bacalhoeira foram salvos de um fim anunciado, através do desvelo de pequeníssimos grupos de amigos, que deram corpo a uma impressionante missão de empreendedorismo e patriotismo e ajudaram mesmo a salvar um património único. É o caso do navio-hospital GIL EANNES e do lugre-motor SANTA MARIA MANUELA.

No nosso círculo de amigos temos valores que vão do simples amante da fotografia, que esta temática proporciona, ao mais velho lobo do mar que vê com tristeza o vetusto navio a degradar-se,cada dia que passa e sem uma recuperação à vista.

Assim, apresentamo-nos ao proprietário do navio, desta forma simples e clara, reforçando a nossa disponibilidade em sermos um parceiro válido e profícuo nessa missão que é a recuperação do ARGUS.

Esperamos por uma resposta no sentido de concretizarmos uma reunião onde os elementos da comissão ARGUS, criada para o efeito, poderão ostentar e transmitir melhor as ideias construtivas deste grupo de amigos.

“SOS ARGUS”, porque sentimos que temos ao nosso alcance a capacidade de erigir e ajudar a acontecer!

Adriaan Van der Pol – Holanda
Guilermo Chamochín – Espanha
Ivone Magalhães – Portugal
Richard Slater – Inglaterra
Rui Bela – Portugal
Senos da Fonseca – Portugal

27 de fevereiro de 2020, grupo SOS ARGUS

Artigo relacionado

Grupo no Facebook lança campanha para salvar o lugre-motor Argus

Publicidade, Serviços & Donativos