Sistema primário de drenagem do Rio Vouga em consulta pública

1202
Baixo Vouga Lagunar.
Dreamweb 728×90 – Video I

“São expectáveis impactes positivos” com a construção do sistema primário de drenagem do Rio Vouga projetado pela Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), antevê o resumo não técnico do Estudo de Impacte Ambiental (EIA) em consulta pública até 10 de outubro por força do pedido de licenciamento único de ambiente.

Os autores sublinham os benefícios “sobretudo associados ao controlo da atual degradação dos solos agrícolas, por via do controle da erosão salina que o projeto introduzirá e que impedirá a ação das águas salgadas e poluídas provenientes da ria”, o que permitirá melhorar a “preservação dos ecossistemas locais e das condições necessárias à atividade agrícola de regime extensivo ou semiextensivo característico desta região”.

O sistema primário de drenagem do Rio Vouga abrange campos do Baixo Vouga Lagunar nos concelhos de Estarreja, Albergaria-A-Velha e Aveiro.

O projeto de execução do Sistema Primário de Defesa do Baixo Vouga Lagunar, contempla duas componentes: o Sistema Primário de Defesa Contra Marés (SPDCM) e o Sistema Primário de Drenagem e Defesa Contra Cheias (SPDDCC).

A consulta pública abrange apenas o projeto do sistema primário de drenagem, apontando para o reforço de diques (margem direita do Vouga e margem esquerda do rio Velho) e, entre outras, intervenções no descarregador do rio das Mós e em comportas.

O EIA refere também como “aspeto positivo” na fase de exploração a intervenção na ‘Estrutura Verde Primária’, com a consequente reabilitação.

Sistemas de drenagem atuais com “funcionamento desajustado”

“Os sistemas principais de drenagem revelam um funcionamento desajustado, quer pela falta de manutenção, quer pela crescente intrusão salina, o que se reflete na dificuldade de escoamento, na subida do nível da água e, em consequência, na deficiente funcionalidade das redes secundárias” (EIA)

Consultar Resumo Não Técnico do Estudo de Impacte Ambiental

Artigo relacionado

Aveiro/ Proteção lagunar: ‘Ponte açude’ prestes a ser adjudicada

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.