Sever do Vouga recebe encontro nacional de produtores de mirtilo

1211
Mirtilo, Sever do Vouga.

O concelho de Sever do Vouga irá acolher em 2022 a 11ª edição do Encontro Nacional de Produtores de Mirtilo, sucedendo a Santo Tirso, anunciou a Associação Nacional de Produtores de Mirtilo (ANPM).

A iniciativa será organizada em conjunto com a Cooperativa Bagas de Portugal, numa parceria com o Instituto Nacional de Investigação Agrária e o Veterinária e do Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional e o apoio da autarquia severense.

O encontro anual junta produtores, mas também técnicos, fornecedores, consultores, investigadores e comercializadores, “tendo vindo a atrair cada vez mais participantes, nacionais e internacionais, em linha com o crescimento exponencial da fileira”, como refere uma nota de imprensa da Câmara de Sever do Vouga.

O mirtilo foi introduzido em Portugal, precisamente no concelho de Sever do Vouga, em 1990 pela mão de técnicos holandeses da Fundação Lockorn. A instituição possuía uma relação comercial com a Cooperativa Agrícola de Sanfins e depois dos resultados das experiências efetuadas em vários pontos do país, constatou-se que Sever do Vouga reunia as condições ideais que, associadas às características do solo e do microclima, permitiam a produção precoce do pequeno fruto.

Discurso direto

“Acolher em Sever do Vouga um encontro nacional numa atividade agrícola em que somos pioneiros representa, por um lado, uma homenagem a todos os nossos produtores e, por outro lado, serve de catalisador para aqueles que pretendem abraçar a cultura do mirtilo. Agradecemos, por isso, a escolha do nosso concelho para um evento que muito nos orgulha receber entre portas e, obviamente, fazemos votos para que seja um sucesso organizacional. Podem contar com o apoio e o empenho do município de Sever do Vouga” – Pedro Amadeu Lobo, presidente da Câmara Municipal de Sever do Vouga.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.