Sever do Vouga: Assinatura de protocolo de cooperação com o município de Porto Novo

1161
Comitiva da ADRIMAG em Cabo Verde.

Entre os dias 11 e 19 de novembro, a ADRIMAG, através do Projeto Transnacional de Inclusão Social financiado pelo FEDER, através do PDR2020, esteve nas Ilhas do Sal e de Santo Antão, Cidade de Porto Novo, em Cabo Verde, onde promoveu a participação de uma delegação Portuguesa composta pelo Presidente da Câmara do Município de Castro Daire, Paulo Almeida e o Presidente da Câmara Municipal de Sever do Vouga, António Coutinho.

Nesse contexto, os Municípios integrantes receberam o convite de adesão a um projeto de geminação e a Câmara Municipal de Sever do Vouga abraçou esta oportunidade para criar parcerias com a autarquia de Porto Novo.

Este é um processo iniciado já há cerca de 8 anos, que começou com foco nas áreas da proteção civil, da formação e da agricultura biológica, o que se mantém atualmente. Assenta em desenvolver visitas de intercâmbio por parte dos municípios, de modo a comunicar e trocar informação regularmente entre os serviços técnicos das autarquias. Este relacionamento é um elemento fundamental para o aprofundamento das relações de amizade e cooperação existentes entre os povos Português e Caboverdiano.

As relações de amizade entre os dois povos foram moldadas ao longo da história da cooperação para o desenvolvimento e alargadas aquando da emigração caboverdiana, que encontrou em Portugal o seu espaço de realização profissional e de participação.

Nesse contexto, no dia 19 de novembro, o Presidente da Câmara Municipal de Sever do Vouga, António Coutinho, visitou o concelho de Porto Novo, onde se procedeu à assinatura do acordo de cooperação, com a presença do Presidente da Câmara de Porto Novo, Aníbal Fonseca.

“Porto Novo evoluiu com o apoio de outros países e é, também, neste sentido que se pretende desenvolver esta geminação, para fortalecer estes elos de cooperação”, explica o autarca severense. Nesta região que é seca no litoral, está a desenvolver-se agricultura na parte mais árida, através de sistemas fotovoltaicos para captar a água, havendo até produções agrícolas nas montanhas.

Ambos os Municípios reconheceram a necessidade de desenvolver programas conjuntos em diversas áreas, nomeadamente educação e formação profissional, ao nível das energias renováveis, da proteção civil e da agricultura. Estes projetos irão potenciar a troca de experiências e a aquisição de novos conhecimentos e competências.

Pretende-se, nesse sentido, apostar na formação, com a colaboração da EPA, sediada no Vougapark, com o acolhimento de jovens cabo verdeanos em Portugal, bem como o acolhimento de bombeiros portugueses no município parceiro. A formação na área da proteção civil será também uma forte preocupação, realizando-se a troca de experiências ao longo do processo.

A mais valia que a cooperação via autarquias locais tem para estimular o desenvolvimento social, educacional, cultural, turístico e económico irá aliar-se ao intercâmbio entre coletividades, associações, empresas e outras expressões organizativas dos respetivos municípios.

Município de Sever do Vouga

Publicidade, Serviços & Donativos

Comercio 780