SATO Tap: Estação de lavagem de mãos permite melhorar as condições de higiene

1045
SATO Tap.
Dreamweb 728×90 – Video I

A LIXIL, grupo que integra a empresa GROHE, com fábrica em Albergaria-A-Velha, Aveiro, criou a SATO Tap, uma estação de lavagem de mãos que permite melhorar as condições de higiene de milhares de pessoas dos países em desenvolvimento.

Lavar as mãos cuidadosamente com sabão reduz a propagação e pode ajudar a evitar a infeção COVID-19, mas para cerca de 3 biliões de pessoas em todo o mundo, este simples procedimento é negado. De acordo com a UNICEF, 40% da população do mundo não tem, em sua casa, acesso a instalações básicas de lavagem de mãos. Nas economias menos desenvolvidas do mundo, a percentagem chega aos 75% da população global. A pandemia veio destacar as desigualdades da população mundial no que respeita ao acesso à água, às condições sanitárias e de higiene.

Para ajudar a proteger estas comunidades, o Grupo LIXIL, fabricante pioneiro de produtos sanitários (água) e para casa, anunciou a criação de uma nova solução para lavagem de mãos através da marca SATO. Denominada SATO Tap, o novo produto foi desenvolvido de modo a ser acessível e atrativo a pessoas de rendimentos mais baixos e desenhado com o intuito de poder ser usado em qualquer espaço da casa, mesmo onde não exista acesso a água corrente.

O Grupo LIXIL, que é também casa-mãe da marca GROHE, destinou 1 milhão de dólares para desenvolver praticas imediatas e sustentadas de higiene através da inovação.

Enquanto parte do processo acelerado de desenvolvimento de produto, planeia também combinar esforços com parceiros e outros, de modo a impactar até cerca de 5 milhões de pessoas.

O CEO do Grupo LIXIL, Kinya Seto, disse: “O Grupo LIXIL é uma empresa orientada para objetivos que está empenhada em contribuir para a sociedade através do seu negócio. A COVID-19 expôs muito as comunidades mais desfavorecidas do mundo. Numa altura em que é fundamental o acesso a instalações básicas para lavagem das mãos, duas entre cada cinco pessoas no mundo não o têm.

Com o apoio do Grupo LIXIL vamos acelerar o lançamento do SATO Tap e permitir o acesso a todos aqueles que verdadeiramente necessitam dele. Estamos confiantes que este novo produto vai contribuir para incrementar condições de higiene a muitas pessoas. Gostaria de agradecer à UNICEF e aos nossos parceiros por colaborarem connosco, em conjunto garantimos que chegaremos àqueles que mais precisam e que ajudaremos a salvar vidas. Damos as boas-vindas a todos aqueles que se queiram juntar a nós, não deixaremos ninguém para trás.”

O Grupo LIXIL recolheu inputs técnicos dos seus parceiros, incluindo a UNICEF, para o desenvolvimento do design do SATO Tap, de modo a assegurar a sua adequabilidade às comunidades alvo. O SATO Tap consiste numa base de plástico com um bocal que pode facilmente ser inserido em garrafas. É compacto e pode ser usado em casa, mas também como estação de lavagem de mãos em espaços públicos. O design específico da torneira assegura a necessidade de contacto mínimo, reduzindo deste modo a propagação da doença e a ação “trickle” minimiza o desperdício de água, o que significa menos reabastecimentos, mantendo um fluxo sólido.

Acrescendo ao facto de proporcionar, de modo acessível, uma estação de lavagem de mãos a pessoas carenciadas através do SATO Tap, a existente parceria entre o Grupo LIXIL e a UNICEF irá também permitir expandir as atividades de resposta à COVID-19 – lavagem de mãos e sanitização. Estas atividades irão desde a recolha de contributos comerciais e comportamentais para promover mudanças de comportamento, à advocacia conjunta na promoção de programas de higiene e na maximização de redes colaborativas existentes no sector público e privado e cadeias de abastecimento, de modo a expandir o acesso à lavagem de mãos.

“Sabemos que uma das formas mais eficazes de reduzir a propagação de doenças é lavar as mãos. Mas para as pessoas mais carenciadas e crianças e famílias mais vulneráveis, o risco imediato de contágio pela COVID-19 é aumentado pela falta de condições básicas de lavagem de mãos” disse Kelly Ann Naylor, Associate Director da UNICEF.

E acrescentou: “Esta pandemia tornou ainda mais essencial trabalharmos de forma próxima com governos e parceiros do setor privado, como é o caso do Grupo LIXIL, de modo a assegurarmos que lavar as mãos é algo acessível a todos.”

Saiba mais sobre o SATO Tap

Publicidade, Serviços & Donativos

O Notícias de Aveiro tem canais próprios para informação institucional ou não jornalística, nomeadamente o canal ‘Comunicados’, assim como informação útil, promoções comerciais ou inclusão de referências publicitárias, como é o caso deste artigo, utilizando os canais ‘Iniciativas’, ‘Roteiro’ e ‘Aveiro Work Point’ »» ler estatuto editorial

Comercio 780