S. João da Madeira acolheu reunião de escolas de ensino artístico especializado

776
AEEP.
Comercio 780

Teve lugar na Academia de Música de São João da Madeira, uma reunião de escolas de Ensino Artístico Especializado, associadas da AEEP (Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo), provenientes de todo o país.

Foram vários os temas na agenda, dos quais se destacam cinco: Grupo de Trabalho do Ensino Artístico Especializado, dedicado a debater as questões especificas deste sistema de ensino; Congresso do EAE a realizar em 2022; Contratação Coletiva; Concurso do Contrato de Patrocínio 2022 e discussão da alteração do calendário escolar, após as festividades do Natal, com as novas medidas de combate à pandemia.

O Departamento do Ensino Artístico Especializado da AEEP tem vindo a trabalhar, nos últimos meses, na preparação dos documentos de apoio ao Grupo de Trabalho para os Cursos Artísticos Especializados, que já concluiu um relatório para o Ministério da Educação, e que pode vir a ser o documento de referência para o futuro do setor. Foi hoje apresentado a todos os participantes do encontro.

Um outro ponto em cima da mesa foi referente à preparação do 2.º Congresso do Ensino Artístico Especializado, que decorrerá nos dias 11, 12 e 13 de fevereiro, na Fundação Calouste Gulbenkian. Foi partilhado o programa provisório e sensibilizados os participantes neste encontro para a necessidade de todos se envolverem neste projeto que é um importante momento de afirmação do setor.

A Confederação Nacional da Educação e Formação, que a AEEP integra, irá iniciar, em breve, o processo negocial 2022/2024 com a Federação Nacional da Educação e outros sindicatos e continua em processo de conciliação com a FENPROF no Ministério do Trabalho (atualmente suspenso a pedido dos sindicatos).

Independentemente da existência de eleições legislativas em janeiro e da consequente constituição de um novo Governo, a AEEP entendeu que é necessário começar a discutir já a preparação do novo Concurso do Contrato Patrocínio, pelo que este foi também um tema abordado com as escolas presentes, à qual se juntaram alguns associados online.

Finalmente, procedeu-se à discussão da alteração do calendário escolar, após as festividades do Natal, com as novas medidas de combate à pandemia, tendo sido sublinhado que as escolas tudo farão para, no atual contexto, continuar a assegurar plenamente a sua missão educativa.

De acordo com Rodrigo Queiroz e Melo, Diretor Executivo da AEEP, “a realidade do Ensino Particular e Cooperativo é muito diversa e plural. Agregamos escolas de muitas dimensões, de norte a sul do país, incluindo as ilhas, e temos na diversidade de escala, e na diferença de projetos educativos e de propostas pedagógicas diferenciadas um dos nossos principais valores. Reunir nas escolas, com associados, de forma descentralizada, construindo agendas de interesse e mobilização comuns é, por isso, muito relevante para construirmos caminhos consequentes e com futuro, desejados pelas famílias e capazes de gerarem valor para a nossa sociedade e para as comunidades onde estamos representados e inseridos. A manhã de trabalho, hoje, em São João da Madeira, insere-se nesta vontade de estar próximo das escolas e de levar às comunidades uma agenda de atualidade educativa, apelando ao envolvimento e à discussão de temas de interesse comum”.

AEEP

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.

Comercio 780