Risco sísmico: Exercício ‘A terra treme’

618
Exercício sísmico.
Comercio 780

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) realiza na próxima quarta-feira, dia 14 de novembro, às 11:14 horas, de norte a sul do país, a 11.ª edição do Exercício Público de Sensibilização para o Risco Sísmico, denominado ‘A terra treme’.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

É objetivo de A TERRA TREME capacitar a população para saber como agir em caso de sismo, sensibilizando os cidadãos para o facto de viverem numa sociedade de risco, e desafiando-os a envolver-se no processo de construção de comunidades mais seguras e resilientes.

A TERRA TREME é um exercício nacional de sensibilização para o risco sísmico promovido anualmente pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), em colaboração com diversas entidades públicas e privadas, em particular o Ministério da Educação, através da Direção-Geral da Educação (DGE) e da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEsTE).

A iniciativa, inserida na Estratégia Nacional para uma Proteção Civil Preventiva, dá a conhecer as medidas e os comportamentos de autoproteção a adotar para a proteção
de cada pessoa e, assim, contribuir para o incremento de uma sociedade mais consciente dos riscos e perigos a que está sujeita.

O exercício compreende a realização de 3 gestos simples que podem fazer a diferença a quem os praticar perante a ocorrência de um sismo. A ação desenrola-se durante um (1) minuto, no qual os participantes, a título individual ou coletivo (famílias, escolas, empresas, instituições publicas, privadas ou associativas), são convidados a executar os 3 gestos de autoproteção: Baixar, Proteger e Aguardar.

Além da população escolar, cuja adesão à iniciativa tem sido expressiva, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil tem procurado alargar a reflexão e o debate em torno da temática do risco sísmico e a participação neste Exercício a outros sectores da sociedade civil. Nesta 11.ª edição, o foco principal será o mundo do trabalho e o envolvimento de pessoas com deficiência e necessidades especiais.

Na Região de Aveiro, a ação principal, organizada pelo Comando SubRegional de Emergência e Proteção Civil, terá lugar no edifício do antigo Governo Civil, em colaboração com as entidades que partilham este espaço: Agência Portuguesa do Ambiente-Pólo de Aveiro, ANEPC/CSREPC da Região de Aveiro, CCDRC- Divisão Sub-Regional de Aveiro e PSP, incluindo a prática dos 3 gestos no local de trabalho e a realização de um exercício de teste à evacuação do edifício. Associada a este exercício está prevista,durante a tarde, e em articulação com o Serviço Municipal de Proteção Civil de Aveiro, a visita dos alunos da EB1 da Glória à Viatura de Comando e Comunicações da ANEPC, que irá estar estacionada junto à Praça Marquês de Pombal.

Por toda a Região, em parceria com os Serviços Municipais de Proteção Civil, comunidades educativas locais, Associações de Bombeiros, e os demais agentes de proteção civil, irão igualmente ser promovidas ações de sensibilização sobre a temática do risco sísmico e as medidas de autoproteção para fazer face ao mesmo, assim como a realização do exercício ‘A terra treme’, na data e hora convencionadas.

A participação poderá ser feita de múltiplas formas, designadamente:

− A resposta a um inquérito destinado a aferir o grau perceção relativamente ao risco sísmico, o qual está disponível na plataforma online desta ação nacional de sensibilização, acessível em www.aterratreme.pt/inquérito;

− A realização de sessões de esclarecimento (para os trabalhadores/colaboradores) dedicadas à explicação das medidas preventivas e dos comportamentos de autoproteção a serem adotados em casa e nos locais de trabalho em caso desismo;

− A divulgação na página Institucional e noutros suportes digitais, do envolvimento e participação da Instituição nesta iniciativa;

− A divulgação através do correio eletrónico interno por todos os trabalhadores/colaboradores de informação sobre medidas preventivas e comportamentos de autoproteção a adotar em caso de sismo/tsunami;

− O registo individual e/ou da Instituição no sítio digital www.aterratreme.pt;

− A revisitação dos procedimentos preventivos e de emergência destinados a fazer face a um evento de sismo e/ou tsunami;

− A realização de um exercício de teste à evacuação a 14-11-2023, data da realização do exercício A TERRA TREME, assim como, dinamizando outras ações que possam enriquecer a agenda da iniciativa.

ANEPC

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.

Comercio 780