Rio Levira: Empreitada de 300 mil euros em Oliveira do Bairro e Anadia

1436
Rio Levira.
Dreamweb 728×90 – Video I

Já arrancaram as obras de “Reabilitação e Valorização Ecológica do Rio Levira”, nos Concelhos de Oliveira do Bairro e de Anadia, num investimento de 300 mil euros, financiado pelo Fundo Ambiental, do Ministério do Ambiente.

A propósito desta intervenção, o Município de Oliveira do Bairro promoveu esta segunda-feira, 5 de julho, em Montelongo da Areia, uma sessão pública de sensibilização, que juntou o Presidente da Câmara Municipal, Duarte Novo, o Vereador da área do Ambiente do Município de Anadia, Lino Pintado, e um representante da Agência Portuguesa do Ambiente, João Alberty, bem como cerca de quatro dezenas de populares.

Estiveram também presentes Jorge Pato, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, e os Presidentes da Junta de Freguesia de Oliveira do Bairro e da União das Freguesias de Bustos, Troviscal e Mamarrosa, Simão Vela e Acílio Ferreira, respetivamente.

Duarte Novo abriu a sessão, fazendo o enquadramento dos passos dados até ao início da intervenção, afirmando que, “mesmo sem o financiamento do Fundo Ambiental, os Municípios de Oliveira do Bairro e Anadia tinham já um acordo para avançarem com a reabilitação do Levira”.

O autarca de Oliveira do Bairro referiu ainda que os dois Municípios estão a tentar obter financiamento para intervenções semelhantes em alguns afluentes do Levira, recordando que, segundo informação obtida junto da população, a última intervenção realizada neste rio terá sido feita há cerca de 30 anos.

Seguiu-se a apresentação da empreitada, feita por António Pires, da equipa projetista, que identificou as problemáticas da zona ribeirinha do rio Levira e a metodologia que foi definida, com a utilização de técnicas de engenharia natural.

António Pires apontou ainda os três objetivos a atingir com a intervenção: técnico – para “proteção contra os fenómenos erosivos e estabilização do substrato edáfico e regeneração da sua capacidade produtiva”; paisagístico – para “integração das áreas no ambiente paisagístico circundante”; e ecológico – através da “regeneração dos habitats”.

Sobre o que já foi concretizado, António Pires referiu que “o rio estava inacessível, as margens estavam intransitáveis e a intervenção já começa a apresentar alguns resultados a esse nível”.

A empreitada conta com intervenções de corte e limpeza da vegetação arbórea, erradicação e controle de plantas invasoras, de reabilitação das margens do rio através da aplicação de técnicas de engenharia natural, tendo em vista a sua estabilização, e de valorização ecológica e paisagística, com a plantação de espécies arbóreas e arbustivas.

Após a apresentação seguiu-se um período de discussão, com vários comentários e questões a serem colocadas pelos presentes a Duarte Novo e aos representantes da APA e da equipa projetista.

Nesta fase, foi evidente a preocupação da população com a questão da poluição e das descargas ilegais de empresas e particulares para o rio, apelando-se a uma maior fiscalização por parte das entidades responsáveis.

A este propósito Duarte Novo e Lino Pintado esclareceram que a investigação desses casos não cabe aos Municípios, acrescentando que as suas autarquias, logo que têm conhecimento de algum incidente ou denúncia, de imediato reencaminham essa informação para o Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR.

Ainda a este propósito, o autarca de Oliveira do Bairro deixou um apelo a toda a comunidade para que denuncie esses casos de poluição, entrando de imediato em contacto com a Câmara Municipal.

No final, Duarte Novo informou que será realizada uma nova sessão de sensibilização, a propósito da intervenção no rio Levira, no Centro Cultural do Silveiro, em data a determinar. O Município de Anadia também promoverá sessões idênticas no seu território.

O rio Levira apresenta uma extensão total de 23,24 Km, percorrendo o Concelho de Anadia, numa extensão de 12,55 Km, e o Concelho de Oliveira do Bairro, numa extensão de 10,70 Km.

Câmara de Oliveira do Bairro

Publicidade, Serviços & Donativos

Para conhecer e ativar campanhas em NoticiasdeAveiro.pt, assim como conhecer / requisitar outros serviços e fazer donativos, utilize a nossa plataforma online.